scorecardresearch ghost pixel



Tomar café logo depois de acordar pode não ser uma boa ideia: descubra o porquê

Embora seja comum consumir café logo nas primeiras horas da manhã e ao longo do dia, existem algumas restrições. Principalmente o excesso da bebida pode causar sintomas bem desagradáveis.



Você gosta de tomar um bom cafezinho reforçado de manhã para aguentar a rotina puxada do dia? Saiba que o excesso de café pode provocar alguns quadros de saúde bem complicados e indesejados.

Veja também: Revelado o ingrediente secreto que deixa o seu chá mais saboroso

Em outras palavras, tomar café não é um mar de rosas como muitas pessoas pintam. Embora pequenas doses de cafeína possam ser benéficas para o organismo, o consumo exagerado oferece graves riscos à saúde.

Abaixo você confere alguns sintomas comuns que podem ser observados em caso de exagero no café. Lembre-se que uma ou duas xícaras de café podem até gerar benefícios para diversas pessoas, o problema é o excesso da bebida.

Quais são os sinais de que você exagerou no café?

Confira abaixo alguns dos sintomas que indicam, entre outras coisas, o excesso de café no dia:

1 – Hipertensão arterial (pressão alta);

2 – Facilita a ruptura muscular;

3 – Agrava quadros de ansiedade;

4 – Proporciona a má digestão;

5 – Causa taquicardia;

6 – Provoca insônia.

Grupos de risco para cafeína; veja quais são

Mesmo que haja benefícios no café, a verdade é que existem pessoas que não devem abusar da cafeína. Esses grupos de pessoas são conhecidos e há várias pesquisas em torno do assunto.

– Portadores de glaucoma

O glaucoma é uma doença grave que compromete a visão e pode causar cegueira. Uma forma de agravar o problema é aumentando a pressão no globo ocular. A cafeína oferece riscos de que isso aconteça.

– Pessoas com intestino irritado

A síndrome do intestino irritado pode causar episódios frequentes de diarreia. O problema é que o café tem o potencial de intensificar o problema e causar transtornos na saúde por isso.

– Alterações estomacais

Se você sofre com gastrite ou refluxo gastroesofágico não deveria beber café. A cafeína pior sensivelmente esses dois quadros clínicos.

– Grávidas e lactantes

Mulheres que estão esperando um bebê ou amamentando uma criança devem evitar ingerir cafeína. Sempre consulte o médico antes de mudar a dieta.

Quanto de café posso tomar para ficar seguro?

A resposta para esse questionamento foi dada em uma pesquisa produzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ao todo, 400 mil pessoas foram acompanhadas por 11 anos. De forma, que os pesquisadores entenderam que os benefícios da bebida são obtidos quando se toma entre 3 ou 4 xícaras de café por dia. Mais do que isso é muito, menos é pouco – lembre-se disso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário