scorecardresearch ghost pixel



Países começam a testar expediente de 4 dias; será que o teste chega ao Brasil?

Ideia é manter a produtividade, mas trabalhar por menos dias na semana a fim de garantir uma melhor qualidade de vida.



A semana de apenas quatro dias úteis de trabalho começou a ser testada em alguns países. A ideia é reduzir a carga horária semanal, mas sem perder na produtividade. Isso quer dizer que o objetivo é conseguir obter os mesmos resultados, mas com menos horas de trabalho. Gostou da ideia?

Leia mais: 3 países que brasileiros podem morar e não é preciso tirar o visto

Essa nova realidade vem sendo testada em algumas empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O governo de Portugal também está estudando o modelo.

Quatro dias de trabalho

O modelo em questão busca encontrar um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional. A aposta das empresas que testam os quatro dias de trabalho é de que os colaboradores mais felizes e com mais tempo para cuidar da saúde e da família rendem muito mais.

Além disso, mesmo com a redução de dias de trabalho, o salário deve se manter o mesmo. Em outras palavras, os funcionários recebem 100% do salário para trabalharem por 80% da jornada.

Mas a ideia não é preencher os dias de carga horária, muito pelo contrário! É a produtividade que conta. A possibilidade de adoção dos quatro dias de trabalho ganhou mais força com a pandemia da COVID-19.

Antes do isolamento social, para muitas empresas era impossível acreditar que a produtividade seria a mesma com os profissionais trabalhando de casa, mas a prática mostrou outro resultado: muitos negócios tiveram resultados até melhores.

Isso implica que a pandemia mudou a forma de trabalhar. Os quatro dias de jornada também pode criar um novo cenário que tem muita chance de dar certo, ao menos em alguns lugares do mundo.

É claro que a semana com menos dias de trabalho vai exigir mais foco. O bate-papo na cantina da empresa ou o tempo perdido nas redes sociais, por exemplo, deve perder espaço para as metas batidas enquanto se está de olho na ampliação dos dias de descanso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário