scorecardresearch ghost pixel



Rodar com o tanque cheio gasta mais gasolina? Descubra se é mito ou verdade

Você já ouviu falar que rodar com o tanque cheio no automóvel gasta mais combustível? Descubra se isso é verdade mesmo ou se não passa de um mito.



Uma dúvida muito comum entre os motoristas pelo Brasil diz respeito à economia de combustível dos automóveis. Mais especificamente, diversas pessoas se perguntam se vale a pena rodar com o tanque cheio.

Veja também: Motoristas sofrem novos golpes nos postos de combustíveis; veja como evitar

Essa questão nasceu da informação de que o carro gasta mais se o tanque de combustíveis estiver cheio. Será que isso é verdade ou apenas um mito? Descubra qual é a resposta correta para essa dúvida tão importante em tempos de gasolina cara.

E aí, será que rodar com o tanque cheio é um problema?

Se você quer apenas uma resposta rápida e curta, a verdade é que não. Dirigir com o tanque cheio não afeta em nada o consumo do combustível. Isso porque a evaporação, tanto da gasolina quanto do etanol, se dá pela área e não pelo volume.

Além disso, o peso do tanque cheio também é irrelevante em proporção ao carro. Um tanque de 50 litros de gasolina, por exemplo, pesa menos de 40 kg. Se o combustível for etanol o peso também não fica muito longe disso. Ou seja, é quase metade do peso da maioria dos seres humanos adultos.

Vale lembrar que 1 litro de água pesa 1 kg, mas 1 litro de gasolina pesa cerca de 750 g, enquanto 1 litro de etanol são 791,5 g.

Entenda o que pode fazer o carro gastar mais combustível

De fato, rodar com o tanque cheio não atrapalha em nada o consumo do veículo, mas existem algumas coisas que fazem gastar mais. Confira o que geralmente aumenta o gasto de combustível:

  • Vidros abertos: aumenta a força que o carro tem que fazer para se deslocar, por conta do ar em sentido oposto.
  • Pneu descalibrado: exige mais do motor do carro para rodar;
  • Bagageiro ou bicicleta: não se trata do peso, mas da mudança aerodinâmica que esses itens ocasionam no veículo;
  • Ar-condicionado na cidade: andar com o ar ligado na cidade atrapalha a economia de combustível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário