scorecardresearch ghost pixel



Sabia que você pode ter dinheiro esquecido para receber? Saiba como consultar

Trabalhadores que não sacaram o PIS/Pasep nem tiveram acesso ao saque extraordinário do FGTS certamente têm "dinheiro esquecido" que está esperando para ser resgatado. Entenda.



A economia do país não vai bem há algum tempo. Com a alta da inflação, o poder de compra ficou comprometido, por isso qualquer dinheiro que entrar atualmente será de grande ajuda para os brasileiros. Agora imagine ter uma quantia substancial guardada em algum lugar, esperado para ser sacada, mas ter esquecido dela totalmente?

Veja também: Dinheiro esquecido: R$ 471,2 milhões do abono PIS/Pasep seguem disponíveis para saque

Os programas sociais tendem a ser a principal fonte de renda extra para ajudar nas situações difíceis nas quais as pessoas acabam se encontrando de vez em quando, mas é importante que todo trabalhador fique ligado nas outras oportunidades que podem estar batendo à porta.

É exatamente sobre isso que a Caixa Econômica Federal está alertando. Segundo a instituição, há milhões de trabalhadores que têm direito de resgatar valores esquecidos em contas antigas.

A quantia em questão tem ligação com alguns benefícios pagos anteriormente que foram recebidos pelo FGTS ou que vieram do PIS/Pasep. O dinheiro diz respeito aos calendários desses programas que já foram encerrados, mas mesmo assim os valores não foram recolhidos.

E agora? Ainda é possível, mas será preciso seguir algumas regras para poder sacar os valores.

FGTS

Falando primeiro do FGTS, acredita-se que 42 milhões de trabalhadores têm direito ao saque extraordinário pago durante esse ano. Os valores começaram a ser transferidos no mês de abril.

As pessoas que podem fazer parte dessa rodada de saques são as mesmos que têm saldo na conta do FGTS que é correspondente ao trabalho atual ou naquelas que já estão inativas por fazerem parte dos empregos antigos.

Para quem terá acesso, o dinheiro já foi devidamente depositado em uma conta poupança digital que foi criada de forma automática no aplicativo Caixa Tem, pois esse tem sido o meio que o governo usa para repassar alguns benefícios.

Contudo o brasileiro não é obrigado a sacar o valor de no máximo mil reais, mas se quiser, é importante saber que só tem até 29 de dezembro desse ano para fazê-lo.

Abono PIS/Pasep

Já no que diz respeito ao PIS/Pasep, há mais de 480 mil trabalhadores que ainda não fizeram o saque. Além disso, muitos deles também não fizeram o saque de valores anteriores, como é o caso do benefício referente a 2019.

No entanto ainda é possível receber esse dinheiro! No caso dos valores referentes a 2020, tudo o que as pessoas devem fazer é entrar em contato com o Banco do Brasil. Isso, é claro, se você for um trabalhador do setor público. Se for privado, a empresa correspondente é a Caixa.

Caso deseje reaver o abono de 2019 esquecido, é preciso entrar com uma solicitação de emissão de crédito. Isso pode ser feito pelo trabalho.uf@economia.gov.br, mas deve-se colocar a sigla do estado onde se vive no lugar de UF.

Ainda há a opção de comparecer a uma unidade regional da Superintendência do Ministério do Trabalho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário