O teste de visão parece muito simples, já que você só precisa encontrar os 12 pontinhos pretos em uma imagem relativamente limpa. O problema é que ela se trata de uma ilusão de ótica, o que dificulta localizar todos os elementos escondidos.
Veja também: Teste de ilusão de ótica: tente descobrir o truque da imagem
A impressão que o internauta tem é a de que os pontos estão se acendendo e apagando o tempo inteiro. Por isso, a maior parte das pessoas não consegue encontrar mais do que 8 pontinhos pretos na imagem. O mais surpreendente é que esse teste existe desde os anos 2000 e ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas.
Por que o teste é tão complicado
O que ocorre é que, como mencionado, o teste oferece uma ilusão de ótica para o usuário da internet. As formas geométricas e os vários pontos brancos espalhados na imagem se misturam e passam a impressão de que não há ponto preto.
Como todas as ilusões, o cérebro apresenta uma ligeira “falha”, pois não consegue interpretar com clareza os pontos pretos e apenas entende alguns deles. Por isso, o interessante é estabelecer um tempo para concluir o teste. Coloque como uma meta, encontrar os 12 pontinhos em apenas 1 minuto.
Onde estão os pontinhos pretos?
A primeira vez que o teste foi publicado aconteceu na revista acadêmica Perception. Jacques Ninio e Kent A. Steve foram os responsáveis pelo desafio, que logo viralizou e tomou conta do Twitter e do Facebook alguns anos depois.
Você pode não acreditar, mas existem 12 pontinhos pretos, embora o máximo relatado atinja o número 8. Olhe cada pequeno pedacinho da imagem para tentar encontrar todos.
Passe o desafio para seus amigos, parentes e colegas e veja se eles são capazes de resolver o problema. Não se esqueça de estabelecer o tempo de 1 minuto, para deixar a brincadeira ainda mais divertida e competitiva. Perceba quem é capaz de burlar a ilusão de ótica e concluir o desafio com sucesso.