scorecardresearch ghost pixel



Top 10 motivos para faltar ao trabalho sem desconto de salário

Sim, todo brasileiro pode faltar ao trabalho sem ter o salário descontado em algumas circunstâncias específicas. Veja 10 motivos que não incluem licença médica.



Se o dia tem 24 horas e cerca de 10 horas dele as pessoas passam trabalhando, isso quer dizer que sobra pouco tempo para se dedicar a outras questões da vida. Afinal, o tempo de sobra deve ser dividido entre sono, alimentação, necessidades, resolução de pendências e tantas outras coisas mais. Por isso, saiba que existem alguns motivos que te permitem faltar ao trabalho sem desconto de salário.

Veja também: Auxílio Brasil: quem tem carteira de trabalho assinada pode receber?

10 motivos para faltar ao trabalho sem desconto de salário

Vale destacar que os motivos para faltar ao trabalho listados abaixo não incluem licença por problemas de saúde.

1 – Falecimento de parentes

Quando um parente próximo falece, o funcionário tem direito de faltar ao trabalho sem desconto de salário. Muitas empresas sequer descontam as horas pendentes. Para tanto, é preciso que alguém próximo venha a falecer, como pais, irmãos, cônjuge ou filhos.

2 – Casamento

Quando se casa, a lei permite até três dias de folga para os funcionários, homens e mulheres, recém-casados. Assim, dá tempo de aproveitar a lua de mel em alguma viagem curtinha.

3 – Nascimento de filhos

Mulheres têm direito a 120 dias de licença maternidade e homens apenas 5 dias de licença paternidade. Esse é o tempo determinado pela lei e que permite faltar ao trabalho sem desconto de salário.

4 – Doação de sangue

Todos os brasileiros podem faltar para doar sangue anualmente. No entanto, é preciso atestar que a doação foi realizada.

5 – Mesários de eleições

Se você for convocado para trabalhar nas Eleições como mesário, terá direito a tirar alguns dias de folga no trabalho sem ter o salário descontado.

6 – Alistamento militar

Homens jovens que trabalho podem faltar para se alistarem no exército no ano em que completam 18 anos de idade.

7 – Vestibular

Provas de vestibular dão direito de faltar ao trabalho sem desconto de salário. Vale destacar que o vestibular deve ser focado no ingresso em algum curso de nível superior.

8 – Justiça

Qualquer tipo de situação que envolve comparecimento em alguma repartição da Justiça pode ocorrer com a falta permitida no trabalho formal.

9 – Acompanhar gestante

Homens podem acompanhar as gestantes em até 6 consultas ao longo da gravidez. Elas garantem o não desconto do salário no trabalho.

10 – Acompanhar filhos

Pais e mães podem faltar ao trabalho para acompanhar os filhos de até 6 anos de idade no médico. Consulte a empresa para ver quantas faltas ela permite desse modo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário