scorecardresearch ghost pixel



Vitória dos aposentados garante GRANA EXTRA em julho; consulte aqui

Recebem os valores os beneficiários do INSS que tiveram uma ordem de pagamento emitida pela Justiça. Saiba como consultar!



Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber no mês de julho os valores de atrasados liberados pelo Conselho da Justiça Federal (CNJ). Dentre eles estão os precatórios e as Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

Leia mais: Salário mínimo 2023: novo valor afeta seguro-desemprego, PIS/Pasep, INSS e outros

No caso dos precatórios, tratam-se de dívidas judiciais do governo federal que ultrapassam a faixa de 60 salários mínimo, atualmente no valor de R$ 72.720. Já em relação às RPVs, os pagamentos são iguais ou abaixo dessa quantia.

Quem vai receber?

Recebem os valores os beneficiários do INSS que tiveram uma ordem de pagamento emitida pela Justiça. Cerca de R$ 32 bilhões já foram encaminhados aos Tribunais Regionais Federais (TRFs), que são os responsáveis pelos pagamentos.

A previsão é que eles comecem os repasses em julho e se estendam até a primeira quinzena de agosto. É importante destacar que cada TRF possui um cronograma de pagamento diferente, sem uma ordem geral de como o dinheiro será depositado.

O que se sabe é que os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Portanto, é fundamental que o segurado consulte se possui algum valor a receber o quanto antes para não perder o saque.

Como consultar os valores atrasados do INSS?

Aqueles que desejam fazer uma consulta para saber se possuem direito aos atrasados devem acessar o site da Comissão Mista de planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e, em seguida, clicar na opção “LOA 2022 precatórios”. Pelo endereço, é possível selecionar o tribunal encarregado da ação.

Além disso, os segurados do INSS também podem acessar o portal do TRF da sua região e clicar na opção “Precatórios e RPV”. Ao preencher os campos com os dados, a ação aparecerá na tela para consulta.

Lembrando que aqueles que possuem direito a esses recursos devem se atentar em relação ao prazo, pois se perderem a data podem acabar anulando o acesso ao dinheiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário