scorecardresearch ghost pixel



Você coloca a língua para fora ao se concentrar? Saiba por quê!

Muitas pessoas (quase todas) costumam colocar a língua para fora da boca quando estão desempenhando alguma ação que exige esforço e concentração. Entenda o motivo disso.



É bem provável que você já tenha colocado a língua para fora da boca quando estava fazendo alguma tarefa que exigia concentração. Trata-se de uma atitude muito comum, mas que sempre passa despercebida no cotidiano. No entanto, se você sempre quis saber o motivo para que ela ocorresse, chegou a hora de matar sua curiosidade.

Veja também: Truques para TURBINAR o cérebro e ficar mais inteligente

Por que você coloca a língua para fora ao se concentrar?

Primeiramente, entenda que uma das regiões do cérebro humano responsáveis pela linguagem é o giro frontal inferior. Ele também se relaciona com as atividades que envolvem movimentos de destreza (habilidades com as mãos). Este é um dos fatores que faz você colocar a língua para fora quando está concentrado em alguma atividade com as mãos.

Um artigo publicado Frontiers in Psychology, em 2019, mostrou que a sobreposição dessas duas atividades do cérebro faz com que a pessoa coloque a língua para fora. Trata-se de uma forma de extravasar a tensão por meio da sua ação motora.

Mãos e boca estão ligadas

Saiba que as mãos e a boca estão ligadas. Não é à toa que algumas pessoas são conhecidas por “falarem” com as mãos. Isso quer dizer que elas gesticulam muito enquanto profere suas palavras.

Como visto, isso não ocorre por acaso, já que o cérebro que comanda as duas regiões é praticamente o mesmo. Aliás, pode reparar que você sempre coloca a língua para fora quando estão fazendo alguma atividade com suas mãos. A concentração gera um certo estresse para seu corpo, que o extravasa utilizando a língua para fora da sua boca.

Essa atitude ajuda a manter o foco na atividade e ainda faz com que o corpo se demonstre mais relaxado do que o normal. No entanto, ainda não existe nenhuma relação que obrigue a língua ser colocada desta forma, sendo um movimento variável entre as pessoas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário