scorecardresearch ghost pixel



Você tem direito? Saque TRIPLO do PIS/Pasep é confirmado em 2022

Trabalhadores que atuam ou atuaram com carteira assinada podem sacar uma boa grana referente ao PIS/Pasep. Saiba mais.



Descobrir que tem direito a uma grana quando menos espera deixa qualquer pessoa feliz. Esse é o caso de muita gente que está descobrindo os recursos do PIS/Pasep, seja o abono salarial ou as cotas do extinto Fundo.

Leia mais: MEI pode sofrer penalidades ao deixar de cumprir algumas obrigações

Em 2022, nada menos que três saques estão liberados para milhões de brasileiros que trabalharam formalmente no setor público ou privado. A seguir, saiba mais sobre essas oportunidades de ganhar um dinheiro extra.

Cotas PIS/Pasep

Em 1988, o Fundo PIS/Pasep foi extinto e parou de receber contribuições individuais. Naquela época, trabalhadores que atuaram entre 1971 e 4 de outubro de 1988 tiveram a chance de sacar as cotas disponível em seu nome.

Cerca de 10 milhões de pessoas ainda não resgataram R$ 23 bilhões em recursos e podem fazer isso até o dia 1º de junho de 2025. Caso o cotista já tenha falecido, seus dependentes e herdeiros ficam autorizados a sacar.

O saque das cotas do PIS/Pasep está disponível nas agência da Caixa, mediante apresentação de um documento de identificação com foto; ou pelo aplicativo FGTS. Para resgates por dependentes e herdeiros, outros documentos também são exigidos para comprovar o vínculo com o cotista.

Abono salarial PIS/Pasep de 2020

No primeiro trimestre deste ano, milhões de pessoas receberam o abono salarial referente ao ano-base 2020. Esses repasses deveriam ter ocorrido no ano passado, mas o governo decidiu adiá-los para poupar dinheiro durante a pandemia.

De acordo com o Ministério do Trabalho, 470 mil trabalhadores ainda não retiraram o benefício, que pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.212). Para descobrir se tem direito, é só fazer uma consulta no aplicativo da Carteira de Trabalho.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo PIS, enquanto o Banco do Brasil cuida do Pasep. O prazo para sacar a grana vai até 29 de dezembro de 2022.

Abono salarial PIS/Pasep de 2019

Quem esqueceu de sacar o abono ano-base 2019, pago em 2020, ganhou uma nova chance. Neste caso, é necessário realizar um pedido de reemissão do crédito em um dos canais de atendimento abaixo:

  • E-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado onde mora;
  • Unidades regionais do Ministério do Trabalho.

Vale lembrar que o abono salarial é pago a trabalhadores com inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que estão com os dados corretos na RAIS e trabalharam pelo menos 30 dias no ano-base, recebendo até dois salários mínimos em média.




Voltar ao topo

Deixe um comentário