scorecardresearch ghost pixel



14º SALÁRIO DO INSS: benefício foi aprovado? Quem pode receber?

Saiba como anda a liberação do abono extra para aposentados e pensionistas do INSS. Valor pode chegar a R$ 2.424 em 2022.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam há dois anos pela aprovação do 14º salário. A proposta apresentada em 2020 ainda é motivo de discussão no Congresso Nacional, onde ficou parada por bastante tempo. Descubra a seguir se ela já foi aprovada para o início dos repasses!

Leia mais: Revisão do INSS: segurados podem receber FORTUNA em breve

Demora na votação

Diante da demora na votação da medida, sindicalistas e parlamentares que são a favor do Projeto de Lei (PL) 4.367/20 pediram agilidade na apreciação do texto pelas comissões restantes da Câmara.

Ao que parece ter tido efeito, pois no dia 3 de junho, o Dep. Ricardo Silva (PSD-SP), também relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apresentou um parecer que dizia que a medida era, de fato, constitucional e deveria ser votada na respectiva comissão.

Na ocasião, a CCJ era a última etapa na qual o projeto deveria passar para ser totalmente aprovado na Casa. O próximo passo seria o Senado Federal e depois a sanção presidencial.

Nova análise

Com o parecer favorável pela última comissão, muitos segurados do INSS acreditaram que estava cada vez mais próxima a liberação dos recursos. No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu retirar a proposta do 14º salário do INSS da pauta e submeteu o texto a uma Comissão Especial.

Essa decisão implica em novas votações por mais comissões, além daquelas vistas na trajetória do PL desde a sua criação. Sendo assim, atualmente, o Projeto de Lei 4367/20 aguarda pela criação de uma Comissão Temporária pela mesa diretora da Câmara, onde entrará novamente em tramitação.

Tal situação acaba atrasando ainda mais a decisão a respeito do benefício destinado aos aposentados, que deveriam ter recebido os recursos entre 2020 e 2021 como forma de ajuda na pandemia.

Quem pode receber o 14º do INSS?

Em caso de aprovação do benefício, o abono extra para os segurados do INSS tem como destino quem recebe os seguintes benefícios:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Pensão por morte
  • Auxílio-reclusão;
  • Aposentadoria;
  • Salário maternidade.

Sobre o valor, o texto estabelece como faixa limite a quantia de até dois salários mínimos (R$ 2.424 em 2022). Porém, aqueles que recebem atualmente o valor do piso nacional, por exemplo, terão direito a essa quantia assim que a concessão for sancionada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário