scorecardresearch ghost pixel



8 características de um amigo que todos querem por perto; quais você tem?

Descubra quais são os traços de personalidade mais relevantes e positivos para que um bom amigo tenha na relação. Foram levados em conta os resultados de três estudos.



A revista científica Evolutionary Psychological Science publicou um artigo em junho de 2022 no qual apresenta as características mais desejadas pelas pessoas em seus amigos. Trata-se dos traços de personalidade que são mais amados nos seres humanos. Para chegar ao resultado, foi necessário entender o processo de amizade e o que cada pessoa busca nele.

Veja também: Jeito de dormir: 6 posturas e seus significados na personalidade

Vale destacar que a amizade é um fator fundamental da vida e está presente desde os primeiros anos de um ser humano em convívio social. Crianças com menos de 3 anos de idade já são capazes de desenvolver laços de afeto com colegas no núcleo familiar, na creche ou em quaisquer outros locais.



Por que as pessoas criam amigos?

Embora os traços de personalidade sejam necessários para criar boas amizades, o motivo pelo qual elas existem vai mais além. No geral, o ser humano é um indivíduo forjado ao longo de sua história para viver em comunidade. Isso significa que ele é um animal que se dá melhor quando compartilha a vida ao lado de outras pessoas.

Mesmo que a família tenha um papel central no desenvolvimento humano, os amigos ampliam o grau de experiências novas. Sendo um fator tão importante da vida, os cientistas buscaram entender quais traços de personalidade costumam ser buscados no “amigo perfeito”.

Quais traços de personalidade as pessoas mais desejam nos amigos?

A pesquisa envolve o resultado de três estudos. O primeiro contou com 236 voluntários e foi reproduzido na Grécia e na República do Chipre. Foram destacadas 50 características boas e desejáveis e outras 43 que eram dispensáveis.

O segundo e o terceiro estudo analisaram 706 e 861 pessoas, respectivamente. Os resultados foram bem parecidos e apontaram o mesmo número de traços de personalidades desejáveis e indesejáveis.

As características mais positivas são:

  1. Honestidade;
  2. Ética;
  3. Ser uma pessoa agradável;
  4. Disponibilidades;
  5. Discrição;
  6. Tolerância;
  7. Bom-humor;
  8. Inteligência.

Por fim, a desonestidade, a competitividade e a impaciência foram as piores características citadas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário