scorecardresearch ghost pixel



Algumas pessoas podem viajar sem pagar nada pelo Brasil! Saiba quais e como conseguir

Seja por necessidade ou vontade de conhecer outro lugar, existe uma série de fatores que possibilitam a certos grupos da sociedade o direito de realizar viagens intermunicipais de graça.



Em 1994 uma série de leis envolvendo mobilidade foi promulgada e ainda que não houvesse jurisdição sobre alguns cenários, atualmente esse debate avançou. Os direitos básicos dos brasileiros são considerados levando em conta questões sociais como idade, renda e restrições. Portanto, viajar de forma gratuita é uma possibilidade,  principalmente quando comprovada a urgência. 

Veja também: Confira 10 países paradisíacos para viajar onde o real vale mais

Economizar com os custos de transporte com certeza permite que muitas pessoas acessem serviços básicos de saúde ou educação. Esse recurso de acessibilidade, baseado em medidas legais, abrange grande parte da população. Seja para estudar ou trabalhar sem prejuízos, as condições criadas também estão ligadas à oportunidade de lazer e cultura. 

Conheça os públicos que têm direito a uma passagem gratuita em rodoviárias

Muitos conhecem os ônibus e vans públicas que circulam pela própria cidade a um custo determinado. Lembre-se que os estudantes podem isentar essa taxa cobrada pela viagem. Contudo, poucos sabem da validação de bilhetes em viagens para outros lugares mais longes, em rodoviárias a partir da comprovação de determinado benefício social. 

  • Pessoas com mais de 60 anos e com arrecadação de até dois salários mínimos conseguem solicitar bilhetes gratuitos apresentando comprovante de renda de 30 dias e identidade na bilheteria, 3 horas antes da partida.
  • Pessoas com deficiência (PCDs) conseguem realizar o cadastro no Portal de Infraestrutura para obter o passe livre e vantagens na compra de passagens aéreas.
  • Os jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos que tiverem o CadÚnico do governo, a partir da solicitação do ID Jovem ou Status, conseguem uma viagem de graça. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário