A memória dos celulares está cada vez maior, então é possível encontrar modelos com 64GB de armazenamento interno ou mais. Muitos recursos são indispensáveis e acabam ocupando esse espaço facilmente. No entanto, qualquer arquivo e informações registradas durante o processamento do sistema também estão relacionados a essa questão.
Veja também: Samsung lança kit de autorreparo para celulares e tablets da marca
Apagar o cache e documentos como fotos e vídeos ajuda a garantir mais eficiência nesse caso. Se você tiver medo de perder algo importante, salve tudo em um drive ou passe para um HD. As redes sociais e streamings são os aplicativos que mais registram suas atividades, portanto, acabam gastando bateria e exigindo bastante da operação do aparelho.
Observe os aplicativos que você precisa atualizar o cachê para garantir que o seu celular sempre tenha memória disponível
O Facebook, além de gerir seus próprios dados, está conectado ao Instagram, enviando muitas notificações e registrando as ações. Os acessos e atualizações do Messenger acabam gerando avisos que nem sequer são reconhecidos. Então limpe sempre o cache, processo que pode ser feito em todos os apps citados na lista.
WhatsApp
Entre imagens, áudios e vídeos, uma forma de não ter tantos documentos desconhecidos em sua galeria é desativar o download automático nas configurações. Do contrário, use o gerenciador de armazenamento, procurando eliminar tudo que não for útil.
Google Maps
O Google Maps também guarda muitas informações, além de funcionar em tempo real, cadastrando rotas e endereços. Apague sempre que possível o histórico, livrando-se de detalhes dispensáveis.
Pokemon Go
O Pokémon Go, assim como o Google Maps, precisa coletar inúmeros sinais para oferecer uma boa experiência aos usuários durante o jogo. Dessa maneira, acessa várias ferramentas do smartphone, criando cache.
Spotify
O Spotify, principalmente ao baixar músicas e podcasts, ocupa a memória com áudios pesados. Apague quando não precisar mais ouvir sua playlist.