scorecardresearch ghost pixel



Brasileiros recebem mensagem com multa de R$ 3 mil após baixarem filmes

Muitas pessoas afirmam que realizar o download de séries e outras obras costuma ser seguro quando a localização está desligada. Será?



No Brasil, algumas denúncias envolvendo mensagens tratando de uma multa no valor de R$ 3 mil, chamou a atenção. Isso porque o público que recebia essa ‘’ação judicial’’ estava sendo acusado de pirataria e deveriam ser responsabilizados pela cópia de filmes. No entanto, apesar da prática de replicar conteúdos ser inadequada, quando é feita sem visar lucros, ou seja, apenas para uso pessoal, não gera nenhum conflito parecido. 

Veja também: Plataformas de streaming que custam menos que a Netflix

Sendo assim, parte das vítimas começou a desconfiar de um possível golpe, feito a partir do vazamento de dados. Afinal, os criminosos sabiam o endereço de e-mail e hábitos dos que foram incriminados falsamente. Dessa forma, as primeiras reclamações passaram a preocupar especialistas em segurança cibernética, motivados a descobrir o que realmente aconteceu. 

As vítimas do golpe da multa estão enfrentando dificuldades para provar os crimes

Aqueles que pagaram parte do valor, com certeza se arrependeram e foram ameaçados. Porém, estão com dificuldade para descobrir quem foi o autor dos crimes e como descobriram seus registros online, já que a maioria usava VPN, responsável por barrar a origem exata do acesso. 

Algumas discussões do Marco Civil da Internet têm sido incorporadas na Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor recentemente no país, mas a falta de jurisprudência dificulta a leitura de determinados casos. 

Uma das formas de evitar que esse tipo de ataque continue acontecendo é a conscientização em relação aos direitos. Compartilhar informação relevante que ajude a reforçar a cidadania digital, mostrando que a desconfiança deve vir em primeiro lugar, reduz a incidência desses ataques. 

Se você receber qualquer mensagem suspeita, independente da plataforma, evite responder diretamente. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário