scorecardresearch ghost pixel



Comece a semana bem informado: INSS paga benefícios para novo grupo; Inscrições para o ProUni abrem hoje; Censo Demográfico começa no país; Nova rodada de saque do FGTS

Coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 e inscrições para o ProUni estão entre os principais assuntos desta segunda.



A primeira semana de agosto começa com muitas novidades para os brasileiros. Nesta segunda-feira, 1º, o INSS abre o calendário de pagamento de benefícios para segurados que ganham acima de um salário mínimo. Enquanto isso, mais uma rodada de saques do FGTS tem início para um novo grupo.

Leia mais: ESGOTADAS: Moedas da Independência somem em 2 dias de venda

Hoje também começa o prazo de inscrições para o ProUni, programa que concede bolsas em instituições de ensino superior. Já o IBGE dá o pontapé inicial na coleta de dados para o Censo Demográfico 2022.

Veja mais detalhes sobre esses assuntos dos destaques do dia.

INSS paga segurados que ganham mais de um salário mínimo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira o pagamento de benefícios para segurados que ganham mais de um salário mínimo por mês. Cerca de  12,1 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários fazem parte do grupo.

A autarquia divide os segurados em dois grupos, de acordo com o valor do repasse (igual a um salário mínimo ou acima desse piso). Eles também são escalonados conforme o algarismo final do seu cartão de benefício, sem considerar o dígito após o traço.

O calendário de julho começou no dia 25 do mês passado e segue até 5 de agosto. Confira as próximas datas:

Igual ao salário mínimo

  • Final do benefício 6 – recebe em 01/08
  • Final do benefício 7 – recebe em 02/08
  • Final do benefício 8 – recebe em 03/08
  • Final do benefício 9 – recebe em 04/08
  • Final do benefício 0 – recebe em 05/08

Acima de um salário mínimo

  • Final do benefício 1 e 6 – recebe em 01/08
  • Final do benefício 2 e 7 – recebe em 02/08
  • Final do benefício 3 e 8 – recebe em 03/08
  • Final do benefício 4 e 9 – recebe em 04/08
  • Final do benefício 5 e 0 – recebe em 05/08

IBGE inicia coleta de dados para o Censo 2022

Começa hoje em todo o país a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. O levantamento é realizado por recenseadores e supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os profissionais serão enviados às residências para fazer perguntas a partir de um questionário e registrar os dados importantes para elaboração de políticas públicas. Eles podem ser identificados por meio de um uniforme especial: um colete azul marinho com bolso transparente contendo dados sobre o funcionário, além de um QR Code para confirmação de sua identidade.

“O crachá fica dentro de um plástico, na frente do colete. Ele é bem grande, fica bem visível. Tem foto e os dados do recenseador. Atrás do colete está escrito IBGE em branco. Ele vai ter boné escrito IBGE também, uma bolsa identificada e um aparelho semelhante ao celular onde ele captura todas essas informações”, explica o coordenador de área Bruno Stoco de Oliveira.

As visitas ocorrem de segunda a segunda. “Não existe horário pré-definido, em geral, ocorre durante o horário comercial. Mas haverá casos em que ele precisará ir um pouco mais tarde porque o morador trabalha e só está na residência à noite. Recomendamos até as 20h”, detalha Oliveira.

A maior parte dos brasileiros responderá ao questionário básico, com 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. Apenas 10% dos entrevistados serão selecionados para responder ao completo, que inclui questões 77 sobre domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outros.

Abertas as inscrições para o ProUni

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em universidades privadas. O prazo vai até o dia 4 de agosto.

Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido média mínima de 450 pontos em todos os conjunto de matérias. O participante não pode ter zerado a prova de redação ou feito a prova como treineiro.

As inscrições são realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde também é possível encontrar o regulamento do programa. A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 8 de agosto, e a 2ª chamada em 22 de agosto.

Nova rodada de saque do FGTS 202

A Caixa Econômica Federal dá início a uma nova rodada do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para nascidos em agosto. O resgate dos recursos fica disponível até o dia 31 de outubro para o grupo.

A modalidade, que é uma alternativa ao saque-rescisão, possibilita a retirada de parte do saldo das contas vinculadas ao trabalhador todos os anos, no mês do seu aniversário. Após a migração, o cotista não pode fazer o resgate do valor total em caso de demissão sem justa causa, mas a multa de 40% continua sendo seu direito.

A quantia disponível para cada pessoa depende do saldo existente em suas contas ativas e inativas do fundo de garantia. Além disso, quem tem mais de R$ 500,01 pode resgatar uma parcela adicional de até R$ 2,9 mil.

O interessado em aderir saque-aniversário deve baixar o aplicativo do FGTS ou acessar o site fgts.caixa.gov.br. Depois disso é só clicar em “Meu FGTS”, e em seguida escolher a opção “Saque-Aniversário”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário