Como usar a urna eletrônica? Aprenda com o Simulador de Votação do TSE

O sistema digital imite todo o procedimento que será realizado em outubro pelos eleitores do país, durante as eleições presidenciais de 2022; confira os detalhes do simulador.



Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o simulador de votação da urna eletrônica em modelo digital. Qualquer pessoa com acesso à internet pode entrar no site do TSE e simular o seu voto. O objetivo é prestar um auxílio a todos os eleitores de primeira viagem que ainda não estão familiarizados com o tema.

Veja também: Eleições presidenciais: por que quem vence em Minas Gerais ganha no Brasil?

Para que serve e como usar o simulador de votação do TSE?

De forma resumida, o simulador de votação é uma ferramenta que serve para que o eleitor treine seu voto antes das eleições. Em 2022, cada brasileiro apto deverá votar para presidente, senador, deputado estadual, deputado federal e governador. Não existe nenhuma ligação com o processo eleitoral e sua função é puramente pedagógica.

O eleitor não precisa inserir nenhum dado pessoal para acessar o sistema do simulador. Nenhuma informação colocada na urna de mentira ficará salva ou será enviada para algum banco de dados. Nenhum nome de candidato, partido ou legendas reais serão revelados dessa maneira. Por isso, o cidadão pode inventar qualquer número que desejar para aprender o processo de votação.

Como usar o simulador agora mesmo

1 – Para usar o simulador de votação do TSE, basta acessar o site oficial do órgão tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/;

2 – Escolha qual é a opção que se enquadra na maneira como você quer votar;

3 – Se você possuir algum tipo de deficiência auditiva ou visual, a ferramenta conta com modos de acessibilidade. Pode ser oferecida assistência de áudio ou intérprete de sinais;

4 – Agora você deve escolher um dos partidos de mentira que estão apresentados na tela;

5 – Escolha qual é o candidato fictício que você quer votar;

7 – Confirme a ação e repita o processo com todos os outros votos.

Também é possível anular ou selecionar a opção de voto branco dentro do simulador do TSE. Tudo isso serve apenas como treino e vai orientar as pessoas que ainda não estão familiarizadas com o sistema eletrônico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário