scorecardresearch ghost pixel



Desconto na conta de luz alcançará milhões! Será que você terá direito?

Será que é verdade que milhões de brasileiros serão contemplados? Essa notícia tem deixado muita gente inquieta. Veja se isso realmente vai acontecer.



Poucas contas fixas preocupam tanto o brasileiro quanto a de luz. Estamos acostumados a pagar as contas mensais e sabemos que elas sempre chegarão altas em nossa casa, então pagamos a água e o IPTU sem muita reclamação, mas quando falamos da energia elétrica… aí as coisas ficam um pouco diferentes.

Veja também: Conta de luz fica mais barata NESTES estados; veja se é o caso do seu

A conta de luz definitivamente é aquela sobre a qual não temos nenhum controle de o quanto pagamos.

O valor do IPTU, por exemplo, é único. O da conta de água pode até variar a partir do nosso consumo, mas ainda que na teoria o que é cobrado de energia tem ligação com o quanto a consumimos, na prática não é exatamente assim!

Por quê? Bem, ainda somos reféns das bandeiras tarifárias. As bandeiras são tarifas extras que são cobradas de acordo com o valor de produção da energia elétrica. A ideia é que quanto menos água, mais cara fique a produção elétrica no Brasil, visto que a nossa principal fonte energética vem das usinas hidrelétricas.

Dessa forma, nós dependemos e muito das chuvas. Em tempos de seca, é necessário reativar usinas termelétricas, que são as “mais chatas” de se manter, então o custo extra vem nas tarifas para nós pagarmos!

Não é para menos que as famílias mais pobres acabam sofrendo muito com os pagamentos. Agora a boa notícia que é felizmente alguns brasileiros vão sentir um alívio no peso das contas, pois duas revisões tarifárias serão feitas.

Foi divulgado recentemente que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pretende reduzir as tarifas das contas de luz de algumas pessoas que residem nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E por que especificamente lá? Pois é onde os consumidores são atendidos pela Energisa.

O que acontece é que o governo entende que houve uma cobrança indevida de impostos, por causa disso haverá essa revisão de valores que se baseia na Lei 14.385/22.

A lei explica que deve existir a devolução do ICMS, sendo ele incluído na base de acordo do Programa de Integração Social (PIS) e também da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Dessa forma, o dinheiro será devolvido para as pessoas em forma de descontos na conta de energia. Acredite ou não, isso já está valendo há uma semana!

E para as pessoas que são submetidas à empresa Energisa no Mato Grosso, a redução vai ser de cerca de 4,71% enquanto que no Mato Grosso do Sul a redução será um pouco menor, de cerca de 3,76%.

Essa situação pode se repetir em outros estados conforme a revisão for acontecendo, então é preciso ficar atento para entender o porquê de a sua conta de energia pode ter vindo mais barata repentinamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário