scorecardresearch ghost pixel



Descubra como é a experiência de cair em um buraco a partir de uma ilusão de ótica

Uma imagem que pode causar medo, mas revela as influências ligadas ao cérebro, modificadas pela união de elementos usados por profissionais do ilusionismo, buscando conquistar o público.



A imagem com bolinhas pretas e um centro esfumado da mesma cor tem circulado pelas redes sociais. A expansão do ambiente provocada pela gradatividade cria uma sensação de movimento, parecendo que você será puxado para o centro. Esse efeito de profundidade também é usado em representações envolvendo perspectiva, observado em desenhos bem realistas e fotografias. 

Veja também: Só 1% consegue ver! Ilusão de ótica surpreendente viraliza

Na moda as pessoas combinam cores e formas, buscando valorizar suas características. O preto consegue ser discreto e ao mesmo tempo reduzir medidas, portanto, no exercício também aparenta reduzir o campo visual. Esse conjunto de figuras chama a atenção de quem depara em poucos segundos, focando em distinguir se é de fato uma imagem, GIF ou vídeo. 



Buraco que parece estar em movimento faz parte de uma ilusão de ótica conhecida

Ao ficar olhando a partir de 1 minuto, algumas pessoas podem ter sensações ruins como tontura. No entanto, é importante entender as particularidades e a forma com a qual se sente afetado ao encarar o desafio de ficar encarando a ilustração. Cada um reage de um jeito nesse teste feito para causar sensações bem diferentes mesmo, propositadamente. 

A terceira dimensão e outros efeitos visuais usados em diversas áreas no cinema utilizam técnicas de ilusão de ótica. Alguns desenhos no chão costumam enganar muito bem, chegando a assustar quem não sabe que o precipício na verdade é uma pintura. De forma divertida, esses modelos têm sido apresentados em cenários, onde fotos são tiradas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário