scorecardresearch ghost pixel



Desejo por alimentos pode significar que algo não vai bem com você

Descubra como a vontade de comer doces e frituras, por exemplo, pode ser um sintoma de que a sua saúde precisa de atenção. Nutricionista comentou o tema.



Todo mundo já sentiu vontade ou desejo de comer algum alimento específico. Depois de almoçar, principalmente, bate aquela vontade de comer um doce, de repente um chocolatinho pode cair muito bem. O que você não sabia é que esse tipo de impulso pode revelar alguns dados sobre você e sua saúde. O desejo por alimentos é algo que merece atenção.

Veja também: Evite esses alimentos à noite e você terá uma noite de sono tranquila

Desejo por alimentos pode significar estresse, cansaço e mais

A nutricionista Sejal Jacob disse, em reportagem à BBC, que quando existe desejo por alimentos, como chocolate e batata frita, é fundamental entender o porquê disso. “Os desejos podem surgir por vários motivos, incluindo desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue, estresse, falta de sono ou, no caso das mulheres, alterações hormonais”, pontuou.

Não dormir bem pode fazer com que a pessoa sinta mais fome do que o normal, pois o descanso ajuda a regular hormônio que atuam nessa área. O problema é que comer mal e dormir mal desencadeiam uma série de fatores ruins para a saúde. O estresse e a ansiedade podem ser algumas das consequências, por exemplo.

“Quando você não está dormindo o suficiente, seu corpo vai produzir mais grelina — hormônio que aumenta a fome e apetite. Também reduz o hormônio leptina, que faz você se sentir satisfeito. Por causa deste desequilíbrio, seu corpo começa a sentir fome, e ao longo do dia anseia por uma dose rápida de energia, muitas vezes na forma de carboidratos refinados ou doces”, explicou Jacob.

Estresse produz o desejo por alimentos

“O estresse é um grande agravante para os desejos. É o mesmo se você está se sentindo ansioso ou em pânico. Normalmente, as pessoas vão atrás de coisas doces, porque sempre acham que vão conseguir aquela solução rápida para se sentirem confortáveis ​​e confiantes, e você está procurando alimentos que ofereçam um reforço rápido nos seus níveis de serotonina e dopamina”, afirmou.

Por isso, a saída mais indicada para controlar os desejos e os impulsos está em alinhar a rotina de forma mais saudável. Praticar atividade física, comer alimentos de qualidade, dormir bem e realizar atividades de descontração são fundamentais. Entenda que um hábito saudável levará ao próximo, mas o contrário também é verdade.

Procure um médico ou nutricionista para entender o que pode estar acontecendo com a sua saúde. Esse profissional vai saber te orientar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário