scorecardresearch ghost pixel



Dormir com a TV ligada faz mal? Veja o que se sabe sobre isso

Descubra os possíveis efeitos que a TV pode exercer sobre as pessoas que dormem com ela ligada. Embora o barulho ajude a pegar no sono, o custo disso pode ser caro demais.



Você é uma das pessoas que gostam de dormir com a TV ligada? Saiba que essa é uma prática muito comum e utilizada para pegar no sono, já que o aparelho funcionaria como uma espécie de “calmante elétrico”.

Veja também: A maneira que você dorme pode evitar doenças degenerativas; saiba como

O problema é que manter o hábito de dormir com a TV ligada pode afetar a sua saúde. Há inúmeros debates na ciência sobre as consequências de pegar no sono dessa maneira.

O que pode acontecer se dormir com a TV ligada?

Primeiramente, saiba que esse ato ainda está sendo analisado por pesquisadores do planeta inteiro. Ainda não se tem uma resposta dedutiva e precisa a respeito dos possíveis malefícios ao longo do tempo.

Fato é que muitas pessoas encaram dormir com a TV ligada como uma forma de pegar no sono rapidamente. O som de fundo e até algumas cores ajudam para que o indivíduo durma e tente descansar.

Um dos problemas especulados até o momento está na frequência de luz azul que a TV pode emitir. Esse tipo de luminosidade é padrão em telas de celulares, tablets e outros aparelhos tecnológicos.

Luz azul funciona como um estimulante para o cérebro

A tal luz azul funciona como uma espécie de estimulante cerebral e diz para sua mente que é hora de acordar. Esse efeito faz com que as pessoas que gostam de dormir com a TV ligada tenham um sono de péssima qualidade.

O cansaço acumulado durante o dia não consegue ser reparado da melhor maneira pelo seu corpo quando se dorme dessa forma. A luz azul sinaliza para seu cérebro que está na hora de acordar e não de dormir.

Um estudo de 2009, por exemplo, relacionou a incidência da luminosidade azul com um risco maior de desenvolver obesidade. A pesquisa em questão observou apenas as pessoas que dormiam com a TV ligada.

O que fazer?

Especialistas e médicos orientam para que qualquer dispositivo eletrônico seja desligado 40 minutos antes de deitar-se para descansar.

Dessa maneira, é possível reduzir qualquer impacto negativo que a TV possa oferecer para quem está tentando melhorar a qualidade do sono.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário