scorecardresearch ghost pixel



A maneira que você dorme pode evitar doenças degenerativas; saiba como

Estudo relaciona a posição em que se dorme com o menor risco de doenças degenerativas como a esclerose lateral amiotrófica.



O sono é uma importante função para restabelecer nosso organismo. Dormir ajuda na produção de anticorpos contra doenças, fortalece o sistema imunológico. Durante o sono os batimentos cardíacos e a pressão arterial são diminuídos. Por outro lado, a privação do sono aumenta os riscos de ataques cardíacos, hipertensão e AVC. 

Veja também: Truque do TikTok promete fazer dormir rápido (em 2 minutos)

Dormir é fundamental, mas você sabia que a maneira em que dormimos pode nos proteger de doenças degenerativas? Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista The Lancet.

Ter uma boa noite de sono permite que o sistema linfático realize uma faxina dos resíduos tóxicos acumulados no sistema nervoso central. De acordo com o estudo, o sistema glifático opera com mais eficiência quando se dorme na posição lateral.

Pesquisa sobre a posição em que dormimos e a diminuição de doenças degenerativas

Um grupo de pesquisadores estudaram camundongos para definir como o sistema glinfático opera na eliminação de resíduos do cérebro.

Para compreender melhor a pesquisa, o corpo humano possui cadeias de proteínas que se dobram para realizar suas devidas funções, que protegem o sistema nervoso central. Quando algumas dessas proteínas se dobram de forma errada, elas podem crescer, se dividir e se espalhar por todo o cérebro.

Esse acúmulo com o tempo, gera os sintomas de doenças degenerativas como Alzheimer que tem seu risco aumentado conforme a idade avança. Além disso, os pesquisadores identificaram o maior risco de outra doença, a esclerose lateral amiotrófica.

O que é a doença de esclerose lateral amiotrófica?

É conhecida por ELA, a esclerose lateral amiotrófica faz com que o corpo perca a força muscular, causando uma paralisia e endurecimento dos músculos, além de câimbras, tremores, espasmos e perda de sensibilidade. Trata-se de uma doença causada pela degeneração das células nervosas.

A ciência tem realizado diversos estudos para identificar a causa específica da doença, mas por enquanto ainda não é conhecida. O que se sabe é que uma condição causada pela falta de um proteína denominada parvalbumina, é uma condição rara.

O estudo em questão, menciona que dormir de lado favorece a limpeza do sistema nervoso central, e com isso, diminui os riscos de doenças como a ELA. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário