scorecardresearch ghost pixel



É possível converter uma multa de trânsito em advertência?

Alguns tipos de infrações permitem aos condutores pedir que a multa seja convertida para uma advertência, mas nem todos os pedidos são aceitos. Saiba quais as chances.



Algumas infrações de trânsito são até comuns, mas ainda geram multas que pesam no bolso do motorista. A boa notícia para quem deu um pequeno vacilo e quer se livrar do gasto a mais é a possibilidade de converter essas punições às violações no tráfego em algumas advertências. Veja em quais casos isso é possível e o que fazer.

Leia mais: 3 novas LEIS DE TRÂNSITO para ficar de olho e evitar MULTAS

A lei tem regras claras que definem quais multas podem ou não serem convertidas em advertimento. Quando o motorista consegue a troca do valor pelo alerta, ele aproveita o benefício e fica livre do pagamento. Apesar disso, o condutor não consegue conseguir se livrar dos pontos gerados na carteira pela tal infração.

Multa em advertência

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz que o motorista pode pedir a conversão da multa em advertência, mas apenas se a infração for do tipo leve ou média. Outro requisito é que a transgressão seja a primeira em 12 meses. A regra está valendo desde abril de 2021.

É justamente por ela ser relativamente recente que muitos motoristas desconhecem essa possibilidade e acabam desembolsando um bom dinheiro no pagamento de penalidades que poderiam ter sido convertidas.

O prazo para solicitar que a multa se torne uma advertência é de até 30 dias a contar do recebimento da notificação acerca do descumprimento da lei. Mais do que isso, o condutor não consegue alterar, então fica mesmo sujeito ao pagamento da multa.

O pedido de conversão pode ser feito pela internet. O serviço está disponível no site do Detran de vários estados brasileiros. A informação está na aba sobre as penalidades no trânsito. É preciso preencher um formulário e apresentar a carteira de motorista, além da notificação da multa. O condutor deve receber uma resposta em até 30 dias que indicará se o pedido foi ou não aceito.

Até lá, o motorista não precisa pagar o valor da infração. Apesar disso, os pontos pela infração são registrados na carteira do condutor. A autoridade de trânsito de cada estado faz a análise do pedido.

O condutor com bom histórico, ou seja, sem muitas infrações de trânsito, tem mais chances de ter a conversão de multa em advertência autorizada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário