É possível furar o sinal vermelho NESTA situação; veja mudança na lei

Calma! Ultrapassar o sinal vermelho ainda é proibido, mas você não será penalizado se o fizer em algumas das circunstâncias mencionadas no texto.



Sem sombra de dúvidas, se há algo que deixa os motoristas em alerta no trânsito é a possibilidade de tomar multas por por infrações cometidas de forma deliberada ou involuntária. A boa notícia é que uma das regras que vinham sendo quebradas pelos brasileiros em diversos contextos e lugares sofreu algumas alterações recentemente.

Veja também: 3 novas LEIS DE TRÂNSITO para ficar de olho e evitar MULTAS

Se você é uma pessoa apressada, o ideal é tomar muito cuidado enquanto estiver na direção de um veículo automotor, afinal de contas, além de sofrer consequências por se enquadrar na categoria “direção imprudente”, atravessar o sinal fechado pode causar graves acidentes.

Espere! E se disséssemos aqui que furar o sinal vermelho pode deixar de ser uma infração da lei? É isso que muitas pessoas acreditam que irá acontecer, graças às mudanças no código de trânsito que foram feitas recentemente. Mas será que é realmente isso que estão dizendo? Como você pôde imaginar, as coisas não são tão simples assim.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que há uma multa por furar o sinal vermelho no valor de R$ 293,47. Além desse custo, ela segue sendo uma violação gravíssima do código de caráter, portanto resulta em 7 pontos na habilitação.

O que mudou, na verdade, foi parte do texto que agora adiciona uma liberação da conversão à direita mesmo com o sinal fechado. É preciso ter atenção, pois isso só pode acontecer quando houver uma sinalização permitindo isso.

Dessa forma, podemos afirmar que o condutor pode ultrapassar o semáforo fechado para o condutor sempre que o seu objetivo não for seguir em frente. Seguir reto segue sendo proibido sob todas as punições já mencionadas.

É importante que a pessoa tenha em mente que ela não pode fazer isso em toda e qualquer situação. Há alguns momentos propícios como, por exemplo, quando se percebe que:

  • Há permissão expressa, ou seja, é possível ver placas ou obtém a liberação de um agente de trânsito;
  • Não existe risco de atrapalhar outros veículos que estão vindo na via que o motorista irá acessar.

Você já deve ter ouvido falar sobre uma discussão entre os especialistas em trânsito que diz respeito a uma velha indagação: é ou não proibido ultrapassar o sinal vermelho durante a madrugada? Algumas pessoas dizem que sim, outras que não, mas na dúvida… o que fica é a lei. Como não há nada que diga que “tudo bem”, então o melhor a se fazer é pressupor que seja realmente proibido.

Afinal, mesmo durante a madrugada, furar o sinal pode ser perigoso e colocará a sua vida – bem como outras – em risco, além de pesar no bolso. E os pontos na habilitação? Pois é! O recomendado é mesmo dirigir com mais calma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário