scorecardresearch ghost pixel



Estudo revela que não se deve usar emojis no trabalho; cuidado com ESTES

Você costuma usar emojis no trabalho? Se sim, tenha cuidado com algumas exceções destes desenhos que podem trazer desconforto e significar além da literalidade. Saiba quais são!



O ambiente virtual tornou-se uma peça-chave no trabalho na contemporaneidade. Nos dias atuais, qualquer mensagem que mandamos, a qualquer momento do dia e com qualquer  estilo de linguajar são usadas de formas diferentes para conversar sobre temas e com pessoas diferentes. Até mesmo no trabalho. 

Veja também: Você achava que estava utilizando o emoji certo, mas errou

Os emojis, de forma nenhuma, são um problema. Tanto que o público mais jovem costuma usar com frequência no serviço.  Na maioria das situações, o uso de emoji é um simplificador e passa a mensagem certa e são poucos os emojis que devem ser evitados, normalmente são aqueles que são poucos usados no mundo corporativo.   

Para evitar que seu envio seja confundido com algo que você não quis dizer, em uma situação inoportuna, separamos dois tópicos a serem cuidados. 

Cuidado com o duplo sentido

O primeiro emoji que os usuários evitam é o do beijo e da língua. O do beijo pode trazer uma sensação de desconforto, por mais confortável ou inocente que possa ser. 

Já o da língua, assim como o da berinjela, representam, na maioria das vezes, algo com duplo sentido e voltado à maior intimidade. Por mais que essa não seja a intenção daquele que envia, nossa missão é tentar evitar qualquer surpresa negativa vindo do outro lado. 

Não use os emojis em forma de deboche

Outro tópico é a ironia. Ao receber uma crítica, evite usar emojis irônicos ou que engrandeçam a sua pessoa. Por mais exagerada que a crítica possa ser contra você, mantenha essas coisas para ti e resolva em outra hora. 

Se for uma descarga muito alta, repense sobre o trabalho e sua saúde mental.  Emojis batendo palmas, com uma face com sono,  ou com com a língua de fora são usados em forma de ironia. 

Devo continuar usando os emojis?

Por fim, não existe nada de errado em usar emojis no trabalho. Sejam eles acompanhados por um trecho ou não. Dependem da necessidade de uma resposta. Quando não precisa de uma resposta, reaja de uma forma saudável. 

Emojis como o do “joinha”, talvez sejam mais práticos no cotidiano  e simples de serem enviados do que mensagens normais e possuem a mesma coisa simbolicamente.  O mesmo se aplica com outros gestos. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário