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Google anuncia atualização do algoritmo a partir de hoje: o que devemos esperar?

Textos originais terão prioridade nos mecanismos de pesquisa em relação a conteúdos replicados ou sem qualidade.



O Google fará uma grande atualização que deve recompensar quem cria conteúdos originais e prejudicar sites que utilizam os chamados clickbaits. Com a novidade, serão priorizados textos escrito para as pessoas, com mudanças esperadas inclusive no Search Engine Optimization (SEO).

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Ganhos e perdas de tráfego são uma consequência inevitável sempre que a empresa anuncia uma mudança como essa. Na maioria dos casos, é bastante complicado se antecipar para acompanhar as tendências antes dos ajustes.

Conteúdo útil

O lançamento da atualização de Conteúdo Útil está previsto para esta segunda-feira, 22, e deverá trazer mudanças gigantes na otimização para os mecanismos de pesquisa. Segundo Barry Schwartz, especialista em SEO, conteúdos escritos por pessoas para pessoas sairão na frente.

Em outras palavras, sites que utilizam métodos “caça-cliques”, repetem conteúdos e/ou publicam textos de baixa qualidade poderão perder relevância. Caso o Google classifique o material como “primeiro mecanismo de pesquisa”, o portal inteiro poderá perder posição.

Entregar o resultado desejado, ou seja, oferecer ao leitor aquilo que ele foi buscar, trará recompensas ao site. Já aqueles criados de forma mecânica ou baseado apenas no algoritmo dos mecanismos de busca, sem foco no leitor, poderão se tornar menos relevantes.

Quando a informação já tiver sido divulgada em outros lugares, o redator terá que buscar novos dados ou complementar o material com considerações inéditas para não ser penalizado. Os primeiros lugares nas pesquisas potencialmente serão ocupados por portais com publicações únicas e autênticas.

Dicas para criadores e SEOs

No documento divulgado pelo Google, a empresa enfatiza que a experiência do visitante indicará a qualidade do site. Nesse sentido, veja algumas perguntas que podem te ajudar a se dar bem com a nova atualização:

  • Seu público-alvo acharia o conteúdo útil se chegasse direto no seu site?
  • Seu conteúdo ilustra claramente uma experiência inédita ou tem informações aprofundadas?
  • O site tem um foco principal?
  • O visitante sentirá que aprendeu algo após ler o conteúdo?
  • A experiência do visitante será satisfatória?

Por outro lado, textos focados em garantir boas posições nos mecanismos de pesquisa, repetitivos, muito automatizados, repostados, resumidos e sem nicho deverão ser rebaixados.




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