scorecardresearch ghost pixel



Governo Federal quer acelerar a realização de concurso do INSS com 1.000 vagas

Oportunidade que muitos esperavam está batendo à porta, mas o prazo entre a publicação do edital do concurso público do INSS e a primeira prova preocupa, pois caiu para dois meses.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está autorizado a fazer um novo concurso público para o preenchimento de mil vagas de técnico do seguro social. Uma portaria disponível permite a redução no prazo entre o lançamento do edital e a prova objetiva.

Leia mais: É oficial: governo anuncia redução do IPI de carros e outros produtos

Dessa forma, o INSS poderá aplicar a prova apenas dois meses depois de lançar o edital. Com a mudança, os candidatos terão menos tempo para se preparar após terem acesso ao conteúdo exigido da prova.

Concurso do INSS

O tão esperado concurso do INSS, agora para o cargo de técnico do seguro social, exige que os candidatos tenham nível médio de escolaridade. O salário previsto é de R$ 6.500. Os selecionados receberão alguns benefícios, como vale-alimentação e saúde.

Com a autorização para a realização do concurso, o edital de abertura deverá ser publicado até dezembro deste ano. Quem for aprovado será convocado para trabalhar nas unidades do INSS de vários estados brasileiros. Vale lembrar que o último concurso foi realizado em 2015.

De acordo com o INSS, a demanda é por mais de 7.500 profissionais. Apesar disso, a autorização foi para apenas mil. O pedido foi enviado ao Ministério da Economia.

Pelo relatório do INSS, seriam necessários mais 6.004 profissionais para preencherem o quadro de técnico do seguro social. Além de outros 1.571 para analista do seguro social.

Antes da mudança autorizada pelo governo, o prazo entre a publicação do edital e a prova era de seis meses. Com a redução para dois, a expectativa é preencher as vagas em menor tempo.

A realização de mais concursos públicos do INSS é um pedido antigo dos servidores. Eles alegam falta de profissionais para atender toda a demanda das unidades do INSS no Brasil. A categoria pede mais médicos peritos, por exemplo.

Um levantamento feito pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Fenasps) aponta um déficit de pelo menos 23 mil servidores no INSS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário