scorecardresearch ghost pixel



Grana ‘encalhada’: PIS/Pasep tem R$ 25 bilhões a espera de trabalhadores

Os trabalhadores que exerceram função com carteira assinada nos anos de 1971 a 1988 podem receber esses valores, mas só se contribuíram com o PIS/Pasep. Quer saber se você tem direito? Confira!



O PIS/Pasep vem se tornando um assunto recorrente nas pautas do governo, porque a equipe segue tendo que ficar lembrando ao trabalhador de que ele tem os valores para receber. E dessa vez eles estão alertando especialmente as pessoas com cotas antigas do benefício para receber. As cotas antigas fazem referência aos anos de 1971 até 1988.

Veja também: Trabalhou entre 1971 e 1988? Você pode sacar o PIS/Pasep

Sendo assim, irá poder receber esse dinheiro quem esteve trabalhando nesse período. O trabalho tem que ser formal, ou seja, a pessoa precisava estar registrada naquela época, seja para o setor público ou privado.

A possibilidade de se sacar esse dinheiro é uma novidade, uma vez que na época a única maneira de poder ficar com o valor era na aposentadoria ou então diante do caso de estar com alguma doença grave.

Isso foi mudar apenas no ano de 2019, quando uma medida provisória foi criada para que todas as pessoas cadastradas no fundo tivessem direito de realizar o recolhimento desses valores.

O problema é que talvez muitas pessoas não fazem ideia de que tem esse dinheiro para receber, já que o governo percebeu que ainda há um número gigantesco de trabalhadores ou antigos contribuintes que não estão indo atrás dos valores.

Conforme visto nos registros, há mais de R$ 24 bilhões para resgate que nesse exato momento estão parados no banco. Ainda segundo o governo, consta que cerca de 10 milhões de pessoas que podem fazer o saque dos valores ainda não o fizeram.

O tempo para correr atrás não é infinito, mas ainda dá tempo de as pessoas entrarem com o processo de resgate.

Os valores estarão disponíveis até 2025, o que é bastante, porém após esse prazo todo o dinheiro será perdido, diferente de outros benefícios pagos pelo governo onde, depois do prazo, eles voltam para a conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou podem ser sacados em outra situação.

Na verdade, ele passará a pertencer à União, como o governo mesmo já explicou. A questão é que não vai haver nada que vai poder ser feito. Se em 2025 a pessoa não tiver coletado o dinheiro, ela realmente vai ficar sem em definitivo.

Lembrando que quem quiser saber se tem direito ao benefício, pode apenas ir a uma agência da Caixa ou então em uma casa lotérica. A pessoa pode ainda utilizar os meios de comunicação da Caixa ou do Banco do Brasil para descobrir isso, bem como diante do uso do aplicativo do FGTS.

E se você além de ter direito ao valor ainda é correntista da Caixa, há chances de o crédito ter sido realizado de forma automática. Aqueles que têm o Cartão Cidadão devem ficar atentos, pois o saque pode se dar no auto entendimento, lotéricas e correspondentes da Caixa Aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário