scorecardresearch ghost pixel



Ilusão de ótica gera dúvida sobre o animal: peixe, sereia, foca ou burro?

Dá para saber qual é o lado do cérebro que uma pessoa mais usa a partir da resposta para uma imagem? Entenda o que um especialista no assunto tem a dizer.



Uma nova ilusão de ótica viralizou no Twitter ao dividir as opiniões entre os próprios usuários. Afinal, há aqueles que veem uma foca, outros que afirmam ver um burro ou um peixe, mas o que mais chama a atenção são as pessoas que observam uma sereia. E você, qual animal é capaz de ver na imagem?

Veja também: Revelado! Ilusão de ótica revela os traços da personalidade de qualquer um

Além de identificar o animal, foi levantada a hipótese de que a resposta dada pode dizer qual é o lado do cérebro que mais predomina na sua forma de agir e pensar. Sendo assim, seria possível dizer se você pensa mais com o lado direito ou com o lado esquerdo do encéfalo. A premissa parece interessante, mas será que ela é real? Entenda melhor o assunto.

O que você vê na ilusão de ótica pode representar o que?

A imagem que ilustra a tal ilusão de ótica foi publicada em 2006, na revista científica Journal of Personality and Social Psychology. O modo como a figura foi desenhada é proposital e serviu justamente para gerar confusão na cabeça de quem a visse. Na ocasião, não foi levantada nenhuma especulação a respeito da região cerebral que cada desenho poderia representar. Ainda assim, o debate acerca do tema se estendeu para diversos perfis dentro do Twitter e em outras redes sociais.

Por isso, o Science Focus entrevistou o neurocientista Christian Jarrett. Ele esclareceu que não é possível deduzir nada sobre o lado do cérebro a partir da imagem. “Se você vê uma sereia, um peixe, um burro ou uma foca, isso não diz absolutamente nada sobre o lado do cérebro”, esclareceu.

Jarret vai mais além e diz que sim, o cérebro possui dois hemisférios com responsabilidades e funções diferentes. No entanto, os dois lados do cérebro são usados conjuntamente para praticamente todas as tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário