scorecardresearch ghost pixel



Mensagem fora do horário de trabalho rende hora extra? Entenda seus direitos

A mensagem fora do horário de trabalho deixa muitos funcionários em dúvida sobre o que fazer. Responder ou deixar para amanhã? Se você já viveu essa situação, veja essas orientações.



O relógio marca 18h. É fim de expediente, mas o grupo de WhatsApp da firma segue a todo vapor. Diante disso, o trabalhador fica sem saber se é ou não obrigado a responder. Se sim, a mensagem fora do horário de trabalho rende hora extra? Entenda o que fazer para não levar serviço para casa e nem ficar mal com a empresa.

Leia mais: Conversas de WhatsApp contam como horas extras?

A internet mudou as relações de trabalho e tudo parece ser “para ontem”. Mesmo quando o trabalhador chega em casa, depois de horas de expediente, vez ou outra se vê resolvendo pendências do cargo por meio dos grupos de mensagem.

Mensagem fora do horário de trabalho

As regras de uso dos aplicativos de mensagens devem constar no contrato de trabalho e nos regimentos internos, pois assim todos sabem como e quando a ferramenta pode ser usada.

Mas é fato que muitas empresas e funcionários deixam essa preocupação de lado. O grupo de WhatsApp criado para facilitar a comunicação entre os colaboradores e a empresa pode se tornar uma grande dor de cabeça.

A mensagem fora do horário de trabalho tem que ser usada com muita cautela, afinal de contas, situações urgentes devem ser tratadas por meio de ligações que garantam que a outra pessoa está atenta ao que acontece no momento.

Dessa forma, nenhum colaborador é obrigado a entrar nos grupos da empresa. E nem a responder as mensagens, principalmente fora do expediente! Quando a pessoa está fora do horário de trabalho, cabe a ela decidir sobre responder ou não as mensagens. É sempre bom que todos tenham bom senso.

Até mesmo porque se as mensagens fora do horário de trabalho forem frequentes e tomarem muito tempo do colaborador, ele pode ser remunerado e ter direito a horas extras.

Dessa forma, se o empregado executar as tarefas fora do expediente, ele tem que ser remunerado pela jornada! Caso a empresa se recuse a pagar, o funcionário pode ingressar na Justiça do Trabalho. Inclusive, as mensagens enviadas pelos aplicativos de mensagens são consideradas provas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário