scorecardresearch ghost pixel



Motoristas: atenção com as principais causas de suspensão de CNH

Os motoristas devem ter atenção com as leis de trânsito para evitar a suspensão da CNH. Veja quais são as principais causas e se é possível recorrer.



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é cheio de regras que devem ser seguidas pelos motoristas. Algumas infrações são tão graves para a segurança do trânsito que podem render até mesmo a suspensão da CNH. Para evitar que isso aconteça, conheça algumas regras que todo motorista deve saber e praticar.

Leia mais: Por que a natação é considerada o melhor exercício para o cérebro?

Quando um motorista tem a carteira suspensa ou até mesmo cassada, ele perde o direito de dirigir por determinado período de tempo. Além da dificuldade de locomoção – principalmente onde o transporte público é precário – muitas pessoas usam os veículos como fonte de renda em diferentes formas de trabalho.

Suspensão da CNH

No caso da suspensão da CNH, os motoristas podem perder o direito de dirigir por até dois anos. Tudo vai depender da causa da penalidade. Por exemplo, quando o motorista ultrapassa o limite de infrações em determinado período.

Veja abaixo algumas infrações que podem levar à suspensão da CNH:

  • dirigir sob influência de álcool (art. 165)
  • recusar a passar pelo teste do bafômetro (art. 165-A)
  • omissão de socorro à vítima (at. 176)
  • empinar moto (art. 244)
  • praticar rachas (art. 173)

A cassação da carteira acontece quando a pessoa é flagrada dirigindo um veículo no período em que está com a carteira suspensa. Por isso, o certo é que os motoristas aguardem todo o período da suspensão conforme as regras definidas por lei.

Depois disso, com o fim do prazo de suspensão que pode ser de até dois anos, o motorista tem que passar pelo curso de reciclagem e completar as horas obrigatórias de aula. Só depois de ser aprovado na avaliação é que o motorista volta a ter a permissão para dirigir.

Apesar de tudo isso é importante lembrar também que, por lei, o motorista tem direito de recorrer e apresentar defesa por meio de recursos jurídicos e processos administrativos de justificativas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário