scorecardresearch ghost pixel



Novo RG virou cartão de crédito? Conheça a nova versão do documento para 2023

Cidadão que optar pela CIN de plástico não vai receber o modelo em papel. Saiba quando a nova versão entrará em vigor no país.



Os cidadãos que forem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) poderão ter em mãos o documento em cartão plástico de policarbonato, similar aos cartões de crédito de hoje. A medida foi regulamentada no dia 15 de agosto pela Secretária-geral da Presidência da República via publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Leia mais: Se você mora NESTES 7 estados já pode emitir o novo RG nacional

Neste caso, a emissão será paga, porém, o valor ainda não foi definido. Além disso, o cidadão que optar pela CIN de plástico não vai receber o modelo em papel.  Isso porque será preciso assinar um termo onde traz a opção do novo RG na versão em policarbonato.

Nova CIN

Emissão do novo RG pelo Brasil

A nova identidade ainda está sendo implementada no Brasil por meio de um projeto piloto. Somente os estados do Acre, Paraná e Rio Grande do Sul a emissão já está disponível. O Distrito Federal também está incluído no projeto piloto, mas a emissão por lá ainda não teve início.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o novo modelo passaria a ser impresso em Brasília, no mês de agosto, mas até a última sexta-feira, 19 isso ainda não tinha acontecido. O Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou em nota que ainda não foi estabelecida uma data para a implementação em Brasília.

Nas demais unidades federativas, o prazo para o início das emissões do novo RG vai até março de 2023. Vale dizer que é só a partir desta data que o modelo do documento em cartão de plástico deve estar disponível. Além disso, a emissão desta versão vai depender da disponibilidade de cada estado.

Para saber mais sobre as demais novidades do documento, acesse aqui.




Voltar ao topo

Deixe um comentário