scorecardresearch ghost pixel



Pagamento dobrado do PIS/Pasep será autorizado em 2022?

Abono salarial é um benefício de até um salário mínimo pago a milhões de trabalhadores da iniciativa pública e privada.



O governo federal adiou o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente a 2020, inicialmente previsto para ocorrer em 2021. O resultado foi a liberação do benefício neste ano, o que gerou a possibilidade de repasse em dobro.

Leia mais: Aprenda a fazer o vale-refeição durar mais tempo no seu mês

O abono normalmente é pago aos trabalhadores no ano seguinte ao período trabalhado. Quem atuou com carteira assinada ou como servidor público em 2015, por exemplo, recebeu em 2016, e assim por diante.

Levando em conta essa regra, milhões de brasileiros se animaram com a chance de receber duas rodadas de uma só vez, já que em 2022 também estava previsto o crédito do abono referente ao ano passado. Infelizmente isso não ocorreu, uma vez o governo decidiu adiar também os pagamentos do PIS/Pasep com ano-base 2021.

Ainda não há confirmação sobre quando os repasses são feitos, mas é possível que fiquem para 2023. Até lá, o trabalhador tem a oportunidade de receber outra rodada. Entenda.

Abono PIS/Pasep de 2020

O primeiro passo para ter acesso ao dinheiro pago no início deste ano é verificar se satisfaz os requisitos, sendo eles:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido em média de até dois salários mínimos mensais em 2020;
  • Ter trabalhado durante 30 dias, consecutivos ou não, com carteira assinada em 2020;
  • Estar com as informações atualizadas na RAIS ou eSocial.

A consulta é feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou portal Gov.br. Se houver valores disponíveis, é possível sacar o PIS nas agências da Caixa Econômica Federal e o Pasep nas agências do Banco do Brasil.

PIS/Pasep de 2019

Quem deixou de resgatar o abono salarial referente a 2019 tem uma nova chance de receber esse dinheiro. A reemissão do crédito precisa ser solicitada até o dia 29 de dezembro, nas unidades do Ministério do Trabalho ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (trocando “uf” pela sigla do estado onde mora).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário