scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa mostra que esconder compras do parceiro pode ser positivo

Pessoas que costumam esconder compras de seus parceiros sentem bastante culpa ao fazer isso. Surpreendentemente, um estudo diz que esse sentimento tende a ser positivo.



Um estudo desenvolvido dentro da Duke Fuqua School of Business e publicado no Journal of Consumer Psychology descobriu que muitas pessoas têm o hábito de esconder compras dos parceiros. O mais impressionante é que essa prática parece algo ruim, mas pode surtir efeitos positivos.

Veja também: Tipo de flerte pode dizer se o relacionamento tem futuro ou não

Você costuma esconder compras do parceiro?

Na tradução livre, o estudo se chama “A culpa do consumo secreto leva a um maior investimento no relacionamento”.  O professor DukeGavan Fitzsimons é um dos autores do artigo. A ideia surgiu a partir de uma ex-aluna e coautora do estudo. Ela relatou o momento passado em que pagou por uma limpeza em sua casa sem que o marido soubesse.

O hábito de esconder compras de seus parceiros e parceiras demonstrou ser algo muito comum na sociedade, já que 9 em cada 10 pessoas costumam fazer isso. As razões costumam ser evitar uma briga ou mesmo não provocar tentação durante uma dieta do parceiro.

Segundo a pesquisa, o fato intrigante está no fato de que “sentir a culpa de manter um comportamento do consumidor em segredo – mesmo um tão mundano quanto comer pizza secretamente – levará os indivíduos a querer fazer algo positivo para o relacionamento”, afirma o artigo publicado no jornal.

Atos mais sérios não se aplicam a essa lógica

Vale destacar que o estudo não sinaliza que a mentira é um bom sinal para a relação de um casal. Ele apenas afirma que compras secretas e sem impacto relevante na vida a dois podem ser saudáveis.

Através da análise realizada, a expectativa é a de que futuros artigos possam revelar dados ainda mais interessantes.

“Por exemplo, consumidores com uma alta necessidade de independência podem ser mais propensos a se envolver em SCB (comportamentos secretos do consumidor), uma vez que pode dar uma sensação de autonomia dentro de um relacionamento interconectado. Outra possibilidade é que os estilos de apego dentro de um determinado relacionamento […] afetam a propensão a se envolver em SCB dentro desse relacionamento. Aqueles com um apego seguro ao seu relacionamento podem, ironicamente, ser mais propensos a manter SCBs, pois podem se sentir mais confiantes de que isso não ameaçaria o relacionamento.”




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário