scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep ano-base 2021: calendário de pagamentos já está definido?

Por causa do atraso, muitos brasileiros estão se perguntando se em 2023 haverá pagamento duplo.



O PIS/Pasep é um benefício oferecido ao trabalhador brasileiro que está cada vez mais presente na vida de cada um deles. Infelizmente o fundo deixou de ser pago quando a Covid-19 estourou no mundo todo para que o dinheiro fosse usado no combate à pandemia, contudo agora que as coisas estão se normalizando, é hora de voltar aos pagamentos.

Veja também: 10 milhões de pessoas esquecem PIS/PASEP parado no banco; veja se você recebe

Visto que a pandemia foi controlada, o governo voltou a fazer os repasses referentes ao PIS/Pasep. O que acabou ficando um pouco confuso para algumas pessoas foi o fato de que o benefício sempre era pago um ano depois de sua vigência. Sendo assim, aqueles que trabalham em 2020 recebem em 2021 e por aí vai.

Imagine o tamanho da surpresa de todo mundo quando o dinheiro oferecido em 2022 tinha 2020 como seu ano-base! Bem, a justificativa do governo para isso é que todos deixarem de receber o valor no ano em questão por causa da Covid-19 e as suas consequências, então agora eles estavam efetuando o pagamento em atraso.

Será que houve alguma confusão? A equipe não soube informar a princípio que aconteceria com o pagamento do PIS/Pasep do ano base de 2021, visto que normalmente ele é aquele que deveria ter sido pago recentemente. No começo de 2022, quando foi divulgado que o ano-base pago seria o de 2020, muita gente criou a esperança de que receberiam o PIS/Pasep duas vezes, uma para cada base.

Principalmente pelo fato de que o valor foi pago no início do ano. Esperava-se que a segunda rodada pudesse estar prevista mais para o fim. Bem, para a tristeza de muitos… isso dificilmente se tornará realidade. O que acontece é que o dinheiro necessário para poder fazer um pagamento desse tipo está completamente inacessível.

O orçamento já foi estourado pela PEC dos benefícios, então qualquer iniciativa financeira do governo para esse fim de ano está fora de cogitação. O que se espera é que a cota de 2021 seja finalmente paga em 2023.

Ainda assim, uma dúvida fica no ar é: esse valor será o único? Porque se for, o ano de 2020 será o novo atrasado. Se ele for quitado em 2024, o ciclo de atraso vai se manter. Para que isso chegue ao fim de verdade, duas cotas deverão ser pagas! Quando isso vai acontecer segue sendo um mistério.

Vale lembrar que para ter acesso ao dinheiro, o profissional deve ter trabalhado ao menos 30 dias durante o ano base em um trabalho legítimo com carteira assinada. Além disso, é necessário que a pessoa tenha tido o seu primeiro registro na carteira há pelo menos cinco anos. Nesse caso, ela poderá ter acesso até – no máximo – o valor referente a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.212.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário