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Por que o corte no ICMS afeta a gasolina, mas o preço do DIESEL continua alto?

Combustível, que tinha um valor mais acessível, parece ter ficado de fora da conta e ainda continua acima do preço em muitos postos. Entenda o motivo!



Nas últimas semanas, foi perceptível a redução nos preços da gasolina e do etanol nas bombas de todo o país. O principal agente dessa queda está no corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A alíquota estadual é conhecida por incidir sobre diversos produtos, incluindo os combustíveis.

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Em razão da baixa do ICMS, atualmente entre 17% e 18%, o preço médio da gasolina foi de R$ 7,39 para R$ 5,74 (queda de 22,3%). Já no caso do etanol, o combustível derivado da cana passou de R$ 5,34 para R$ 4,21 (queda de 23,8%).

No entanto, o diesel, que tinha um valor mais acessível, parece ter ficado de fora da conta e ainda continua acima do preço em muitos postos. Mas por que isso está acontecendo? Descubra a seguir!

Por que a gasolina caiu de preço, mas o diesel continua alto?

O principal motivo para o preço do diesel ainda estar alto pode estar associado ao conflito entre Rússia e Ucrânia, no leste europeu. Cerca de 25% do óleo diesel importado pelo Brasil tem origem no país sob comando de Vladmir Putin.

No território russo, tem ocorrido a retenção de parte do produto para uso nos combates, mais precisamente para o abastecimento de veículos.

De acordo com a Petrobras, a previsão é de que nos próximos meses surjam novas altas no preço do diesel. Mas o aumento não será atribuído apenas à guerra, como também à chegada do inverno na Europa: a queda nas temperaturas aumenta a demanda para uso em geradores e outros equipamentos, reduzindo ainda mais a oferta do produto.

Outro ponto que pode colocar em alerta o abastecimento do combustível no país nos próximos meses é a chegada do período de colheitas pelos estados. Nesse sentido, existe a necessidade de escoamento, que é feita em grande parte por caminhões via sistema rodoviário.




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