scorecardresearch ghost pixel



Quantas cores você é capaz de ver nesta ilusão de ótica? Surpreenda-se

Quais são as cores das bolinhas presentes na imagem? A resposta correta vai te deixar surpreso e é bem provável que você não acredite com facilidade nela.



A imagem apresenta três cores diferentes de bolinhas, certo? Na verdade, não, pois trata-se de uma ilusão de ótica surpreendente e você certamente não vai acreditar na resposta certa. Ainda assim, tente olhar em detalhes para o desenho e conferir várias vezes as cores visíveis.

Veja também: Só 1% consegue ver! Ilusão de ótica surpreendente viraliza

Quais são as cores reais na ilusão de ótica

Primeiramente saiba que existem 12 bolinhas na imagem e que ela é cortada por várias listras. No entanto, as listras mudam de cor sempre que passam em cima de cada circunferência. Perceba que as bolinhas verdes contam com linhas verdes, as vermelhas ou laranjas contam com linhas vermelhas e as roxas apresentam as linhas na cor azul.

O que dá a impressão de que cada bolinha tem uma cor diferente é o efeito de “assimilação de cores”. Na verdade, todas as bolinhas têm a mesma cor. Tente reparar nas partes que não estão sobrepostas com linhas e você perceberá que cada um dos desenhos tem a mesma cor, um tom neutro que se aproxima do bege e apresenta nuances de cinza.

Todas as bolinhas são da mesma cor

O que acontece nessa ilusão de ótica é que o cérebro fica confuso com tantas informações e acaba aproximando cada cor de acordo com as linhas que cortam o desenho. Por esse motivo você é capaz de ver bolas verdes, roxas e vermelhas.

Para eliminar o efeito da ilusão de ótica, seria necessário remover todas as listras e olhar para a imagem crua. Isso pode ser feito através de uma boa edição de imagem. Logo você perceberá que os tons de cada uma das esferas são idênticos.

Compartilhe o teste com seus colegas, amigos e familiares e veja se eles são capazes de decifrar o segredo por trás da ilusão de ótica. Todas as pessoas enxergam cores distintas, mesmo que a verdade seja outra.

 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário