scorecardresearch ghost pixel



Quanto tempo leva para o nome ficar sujo no SPC ou Serasa?

Fique por dentro dos prazos estabelecidos pelas empresas e órgãos de proteção ao crédito em caso de atraso no pagamento de dívidas.



Muita gente tem dúvida se o nome fica sujo, ou seja, negativado após o atraso de um dia no pagamento de um dívida. A boa notícia é que, na prática, isso não acontece.

Leia mais: Como pegar até R$ 3.000 emprestado estando negativado: basta fazer isso!

No geral, a empresa tem o direito de enviar o nome do devedor junto ao SPC ou Serasa assim que constatado o atraso no pagamento logo no primeiro dia. Contudo, os órgãos costumam notificar o devedor previamente, dando a ele a oportunidade de pagar a dívida para ele não ficar com o nome sujo.

Quanto tempo leva para o nome ficar sujo?

No geral, a janela de tempo entre a notificação do órgão e a negativação muda de estado. A média é de 10 dias, explica Aline Maciel, gerente da Serasa.

Outro ponto importante diz que as companhias credoras costumam aguardar alguns dias antes de enviar os nomes dos devedores aos órgãos de proteção. O prazo vai depender da política interna de cada empresa.

Como saber se o nome está sujo?

Para consultar e saber se o nome está sujo, o cidadão deve consultar o CPF no Serasa ou SPC. É importante destacar que aquele que tem o nome negativado encontra dificuldade em conseguir crédito e empréstimo no mercado.

Por fim, com o pagamento das dívidas, a empresa credora tem até 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor da lista de negativados do Serasa e SPC.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário