scorecardresearch ghost pixel



Teste de ilusão de ótica: por que os pontinhos parecem estar piscando?

Descubra qual é a explicação por trás do efeito da imagem de ilusão de ótica presente no texto. Sua resolução é considerada difícil desde os anos 2000.



O teste de visão parece muito simples, já que você só precisa encontrar os 12 pontinhos pretos em uma imagem relativamente limpa. O problema é que ela se trata de uma ilusão de ótica, o que dificulta localizar todos os elementos escondidos.

Veja também: Só 1% consegue ver! Ilusão de ótica surpreendente viraliza

A impressão que o internauta tem é a de que os pontos estão se acendendo e apagando o tempo inteiro. Por isso, a maior parte das pessoas não consegue encontrar mais do que 8 pontinhos pretos na imagem. O mais surpreendente é que esse teste existe desde os anos 2000 e ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas.

Por que é difícil encontrar todos os pontos da imagem?

O que ocorre é que, como mencionado, o teste oferece uma ilusão de ótica para o usuário da internet. As formas geométricas e os vários pontos brancos espalhados na imagem se misturam e passam a impressão de que não há ponto preto.

De acordo com especialistas, uma das explicações viáveis está na questão do foco. Quando um ponto entra no campo de visão, os outros saem e as cores se misturam. O cérebro tenta fazer um jogo de “adivinhações” e pressupõe onde estariam os demais pontinhos. Esse motivo faz com que a imagem pareça estar piscando.

Como todas as ilusões, o cérebro apresenta uma ligeira “falha”, pois não consegue interpretar com clareza os pontos pretos e apenas entende alguns deles. Por isso, o interessante é estabelecer um tempo para concluir o teste. Coloque como uma meta, encontrar os 12 pontinhos em apenas 1 minuto.

Afinal, onde estão os pontinhos?

A primeira vez que o teste foi publicado aconteceu na revista acadêmica Perception. Jacques Ninio e Kent A. Steve foram os responsáveis pelo desafio, que logo viralizou e tomou conta do Twitter e do Facebook alguns anos depois.

Você pode não acreditar, mas existem 12 pontinhos pretos, embora o máximo relatado atinja o número 8. Olhe cada pequeno pedacinho da imagem para tentar encontrar todos.

Passe o desafio para seus amigos, parentes e colegas e veja se eles são capazes de resolver o problema. Não se esqueça de estabelecer o tempo de 1 minuto, para deixar a brincadeira ainda mais divertida e competitiva. Perceba quem é capaz de burlar a ilusão de ótica e concluir o desafio com sucesso. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário