scorecardresearch ghost pixel



Trabalhou em 2021? Saiba quando sacar o abono PIS/PASEP

Quem trabalhou em 2021 tem como dúvida quando será liberado um novo calendário de pagamento do abono. Dinheiro sai em 2022? Veja aqui!



Trabalhar com carteira assinada garante diversas vantagens. Além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias remuneradas, 13º salário, alguns trabalhadores também podem receber o abono salarial PIS/Pasep. O grupo de quem exerceu atividade de forma remunerada em 2021 é o próximo da lista a receber o benefício.

Leia mais: 10 milhões de pessoas esquecem PIS/PASEP parado no banco; veja se você recebe

Tem direito ao dinheiro extra quem trabalhou por pelo menos 30 dias no ano base de apuração, recebeu a média de até 2 salários mínimos mensais, conta com cadastro ativo há mais de 5 ano no PIS/Pasep e está com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Em 2022, o governo federal realizou o repasse do abono salarial para quem trabalhou sob o regime CLT no ano-base 2020. A suspensão do benefício, que é pago sempre no ano seguinte ao da apuração, foi suspenso em 2021, o que gerou um atraso na sistemática de pagamento do PIS/Pasep.

Dessa forma, quem trabalhou em 2021 tem como dúvida quando será liberado um novo calendário de pagamento do abono e se existe a possibilidade de uma nova fase ainda este ano. Veja a seguir!

PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021: quando sai?

O abono salarial, que deveria ter sido pago este ano aos brasileiros que atuaram com carteira assinada sob as regras do programa em 2021, ainda não possui uma previsão de pagamento. A expectativa é que um novo calendário seja divulgado no começo de 2023, assim como ocorreu com o abono ano-base 2020 em 2022.

Um dos principais motivos para o não pagamento inclui a falta de verba no Orçamento da União. Para se ter uma ideia, a previsão é de que o montante destinado para os pagamentos chegue a marca dos R$ 20 bilhões no abono salarial 2023, em que aproximadamente 23 milhões de pessoas serão beneficiadas.

As regras para recebimento devem permanecer as mesmas, com a mudança apenas referente ao ano-base de apuração. Aqueles que desejam consultar seus benefícios, tanto o PIS (para funcionários de empresas privadas) quanto o Pasep (para servidores públicos), podem baixar no celular o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central telefônica Alô Trabalho, no número 158.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário