scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás retorna na terça, 9: benefício terá valor CHEIO, de R$ 110

Benefício sofreu alterações no valor pago, então as próximas parcelas já serão turbinados. Veja os detalhes.



O vale-gás e o Auxílio Brasil são dois dos benefícios mais populares entre os brasileiros. O vale, é claro, provavelmente é o mais específico deles, pois é um dinheiro pago para ajudar as pessoas em situação de pobreza ou de extrema pobreza terem acesso ao gás de cozinha.

Veja também: Vale-gás: confira o CALENDÁRIO completo e quem pode receber

O benefício foi criado há algum tempo para tentar remediar os efeitos do aumento no preço do gás, que vem subindo ano a ano. Em 2022, inclusive, ele acabou atingindo um preço recorde.

Esse também foi um dos motivos do benefício ter sido modificado pela tão falada PEC dos benefícios que, além de criar dois novos benéficos –o BEm Caminhoneiro e o BEm Taxista –, também alterou o Auxílio Brasil e vale-gás para que eles tivessem um aumento nos valores pagos.

O vale-gás nunca teve um número estabelecido, apenas uma referência fixa, que era 50% do valor do botijão de 13 kg, porém com as mudanças já mencionadas, essa porcentagem aumentou.

A partir já de seu próximo pagamento, que acontece já em agosto, o vale passará a ser de 100% do valor do botijão de 13kg , que hoje vale em torno de R$ 120.

Apesar da felicidade de muitos brasileiros que são beneficiados por esse programa, algumas coisas precisam ser ressaltadas. A ideia de manter o pagamento nesse valor por tempo indeterminado, por exemplo, falhou. Sendo assim, as coisas se manterão dessa forma apenas até dezembro.

Além disso, a ideia de fazer com que o benefício passasse a ser mensal também não deu certo. Para quem não lembra, o vale-gás é pago de forma bimestral, então irá seguir dessa forma.

O problema é que isso faz com que apenas três pagamentos do mesmo no novo valor possam acontecer, ou seja, só chegarão às famílias nos meses de agosto, outubro e dezembro.

O que pode animar muita gente é que todos aqueles pagos em agosto já estão com datas definidas.

Os brasileiros que irão receber o benefício em questão terão os pagamentos adiantados. Diferente de como tem sido desde o começo, o pagamento irá começar na primeira quinzena e se estenderá até o dia 22.

A maioria dos programas pagos pelo governo são pagos na segunda quinzena do mês, porém a equipe tentou adiantar todos os pagamentos modificados pela PEC dos benefícios, assim como o BEm Caminhoneiro que será pago no dia 9.

Segue abaixo o calendário do vale-gás do mês de outubro.

  • Final 1 – 9/08;
  • Final 2 – 10/08;
  • Final 3 – 11/08;
  • Final 4 – 12/08;
  • Final 5 – 15/08;
  • Final 6 – 16/08;
  • Final 7 – 17/08;
  • Final 8 – 18/08;
  • Final 9 – 19/08;
  • Final 0 – 22/08.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário