scorecardresearch ghost pixel



Você também vê a imagem se mexendo nesta ilusão de ótica?

Todo mundo que vê desconfia que a imagem se trata de um gif, mas na verdade ela é apenas uma ilusão de ótica incrível. Você vai jurar que as cores estão se mexendo sem parar.



A ilusão de ótica que você vê nas imagens pode ser conhecida como “ilusão de movimento”. O nome não poderia ser mais descritivo do que esse, já que a impressão é justamente a de que as formas e cores não param de se mover.

Veja também: Teste de ilusão de ótica: por que os pontinhos parecem estar piscando?

Como qualquer outra ilusão de ótica, o efeito não passa de uma enganação da própria mente. Afinal de contas, sim, essas imagens estão paradas e não são arquivos em formato .gif, embora pareçam ser.

Ilusão de ótica se aproveita da variação do brilho na imagem

Se você reparar bem, parece que a imagem possui luminosidades e profundidades diferentes. Essa mudança de “luz” é o que faz o cérebro humano interpretar a figura como se ela estivesse se movendo.

Para que o efeito de ilusão de ótica seja totalizado, o internauta deve olhar a imagem como um todo. Perceba que se você focar sua visão exclusivamente no centro dela, o movimento diminui aos poucos e até chega a parar. Isso porque o seu cérebro começa a entender as cores de forma mais clara.


Imagens ilusórias podem ajudar a ciência no entendimento da mente

Ainda que sejam recursos divertidos, as ilusões podem ser bem mais úteis do que se imagina. Pesquisadores do mundo inteiro conseguem aprofundar os conhecimentos da mente humana a partir dos efeitos ilusórios.

Gustav Kuhn, psicólogo e especialista em percepção humana da Goldsmiths University em Londres, disse ao portal The Sun que as ilusões são importantes para nossa compreensão do cérebro.

“Normalmente, tomamos a percepção como certa e raramente pensamos no trabalho árduo que sustenta as tarefas cotidianas, como ver uma xícara de café na sua frente”, explicou. “As ilusões visuais destacam os erros de percepção e fornecem vislumbres importantes dos processos neurais ocultos que nos permitem ver o mundo ao nosso redor”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário