Quem pratica musculação e almeja a hipertrofia muitas vezes recorre a medicamentos que não são seguros. Portanto, buscar em uma dieta equilibrada os nutrientes necessários para ganhar massa magra e perder gordura é a melhor alternativa. Conhecendo os benefícios de certos alimentos, esse processo de escolhas alimentares deixa de ser uma tarefa difícil.
Veja também: 11 alimentos populares que ajudam a prevenir câncer de mama; veja quais são
Alternativas naturais
Em geral, os suplementos anabolizantes oferecidos sob prescrição de um profissional, servem para casos específicos. Por exemplo, caso a pessoa apresente a necessidade de repor testosterona, acompanhando os efeitos colaterais.
Dessa forma, todos que fazem uso de medicação, correm o risco de perder cabelo, desenvolver disfunções hormonais, problemas na pele e outras condições desconfortáveis.
Os melhores alimentos anabolizantes
1- Ovos
Além de ser versátil e prática em relação ao preparo, os ovos têm muita proteína e são bastante acessíveis. Rico em macronutrientes, tanto a clara quanto a gema, oferecem gorduras boas e carboidrato, responsáveis pela recuperação muscular.
2- Aveia
Outro alimento popular e que pode substituir a farinha branca no café da manhã, possibilitando a produção de biscoitos, massas e pães. Fonte de proteína vegetal, promove o funcionamento do sistema intestinal, indispensável para combater a retenção de líquido, distensões abdominais e o mau humor.
3- Batata-doce
Assim como outros tubérculos, promove o ganho de massa muscular e confere saciedade, facilitando dietas equilibradas que priorizam a perda de gordura também. O sabor adocicado ainda ajuda a reduzir aquele desejo de comer doce e produtos cheios de carboidratos vazios.
4- Frutas em geral
Procure consumir pelo menos três frutas diferentes por dia, porque mesmo em grande volume, não apresenta superdosagem calórica. Vitaminas e sais minerais podem ser adquiridos a partir de uma alimentação que considera frutos e outros vegetais.
Busque variar e sempre busque planejar suas refeições semanais, congelando o que for preciso caso a rotina seja corrida. Isso te ajuda a economizar com refeições feitas fora de casa, que não permitem o controle das calorias ingeridas.