scorecardresearch ghost pixel



Ansiedade: veja quais são os tipos e algumas alternativas de tratamento

Uma pessoa ansiosa enfrenta muitas dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, mas é possível evitar que as crises se agravem.



A ansiedade costuma ser retratada por um sentimento de angústia repentino, antes de alguma situação. No entanto, quando avaliada sob perspectiva médica, seus quadros podem variar até resultar em transtornos psicológicos. Cada caso deve ser avaliado e a melhor maneira de evitar uma crise é prevenindo, atuando nas causas de determinados desconfortos. 

Veja também: Hábitos que vão dar um ‘glow up’ surpreendente na sua saúde mental

Transtorno de ansiedade generalizada

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é caracterizado pela preocupação compulsiva diante da rotina. Até para realizar atividades básicas no trabalho a pessoa começa a se sentir pressionada. O medo de que algo ruim aconteça a todo momento paralisa as ações de quem sofre com a condição, refletindo no estilo de vida que deve ser adaptado da melhor forma. 

Controlando a TAG

Quando alguém recebe o diagnóstico, precisa entender que o acompanhamento médico é imprescindível. A avaliação clínica permite oferecer um tratamento que considera suas necessidades pessoais. Dependendo da situação, medicamentos e terapias poderão ser conduzidos, a fim de que tudo possa retornar à normalidade, focando na remissão da patologia.



Busque realizar exercícios de atenção, principalmente antes de dormir e inclua atividades lúdicas que reforcem o aprendizado de assuntos diferentes.

Transtorno de ansiedade social e de separação

O Transtorno de ansiedade social é mais específico, pois se trata do medo de ser julgado negativamente. Em geral, está acompanhada da fobia de exposição, evitando olhares e ambientes sociais. Apesar de ser mais simples, porque há um objeto que gera frustração, se não for tratado, impede que o indivíduo viva normalmente.

Aliviando a ansiedade social

Encontrar atividades em grupos que tenham como objetivo a diversão pode ajudar a eliminar barreiras de convivência. Quando a ansiedade é do tipo ‘’separação’’, a angústia está ligada ao abandono, nesse caso, recomenda-se meditar e realizar tarefas sozinho. Em todo caso, as pessoas devem estar atentas aos próprios sentimentos, evitando estresse e desgastes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário