Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou que está oferecendo cinco mil vagas para professores em exercício na rede pública de educação básica. São 12 mestrados profissionais. Confira todas as áreas disponíveis e saiba como se inscrever.
Leia mais: Cursos GRÁTIS: Porto abre 247 vagas de marketing digital e programação
O acesso é por meio do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEb). A principal exigência é de que os candidatos estejam atuando em sala de aula durante todo o período do curso de mestrado, contudo é importante ter em mente que cada especialização apresenta requisitos diferentes.
Vagas para professores
Essa coordenação é vinculada ao Ministério da Educação. A oferta de vagas para os professores é na intenção de melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da capacitação dos profissionais. Os cursos são promovidos por instituições se ensino superior públicas.
De acordo com o Governo Federal, os mestrados profissionais são oferecidos nas seguintes áreas:
- Matemática (ProfMat);
- Ensino de Física (ProFís);
- Letras (ProfLetras);
- Artes (ProfArtes);
- História (ProfHistória);
- Ensino de Biologia (ProfBio);
- Química (ProfQui);
- Filosofia (ProFilo);
- Sociologia (ProfSocio);
- Educação Física (ProEF);
- Ensino de Geografia (ProfGeo).
A previsão também é de abertura do edital para o curso de Educação Inclusiva (ProfEI); porém, de acordo com o governo, o edital será lançado somente em 2023. Os programas de mestrado promovem a formação continuada dos professores e buscam desenvolver estratégias didáticas para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.
É uma oportunidade também de refletir sobre o ensino básico no país e apontar os pontos que merecem mais atenção em busca de uma melhoria que seja sentida no dia a dia das salas de aula.
Para se inscrever e concorrer às vagas para docentes, é preciso acessar a página oficial de cada curso. Quer um exemplo? Deve procurar o ProfBio todos os interessados no curso de ensino de Biologia. Cada curso tem regras e exigências específicas, então a orientação é que os professores acessem o edital e vejam os detalhes da participação.