Um estudo publicado na Revista Científica Cell Metabolism levantou algumas informações sobre a relação entre horário das refeições e a redução de massa e gordura corporal. Foram selecionadas 30 pessoas com até 50 anos, divididas em grupos que receberam a maior parte das calorias de manhã ou à noite.
Veja também: Estudo mostra alimento que potencializa o emagrecimento mesmo em dietas calóricas
Apesar dos resultados terem mostrado uma pequena diferença, relatos comportamentais ajudam a entender a importância do desjejum.
Uma diferença sutil
As pessoas que consumiram 45% das calorias diárias durante a manhã conseguiram perder 3,33 kg, enquanto os voluntários da dieta noturna eliminaram 3,38kg. Essa pequena diferença não revelou tantas observações, porém, é preciso considerar que o estudo não foi feito de maneira isolada no laboratório, porque os recrutados ficaram livres em suas casas, tendo afetado parcialmente a confiança na pesquisa.
Vantagens comportamentais
Assumindo a necessidade de um aprofundamento, a análise mostra que em longo prazo, concentrar o consumo calórico nas primeiras horas do dia tende a ser benéfico. Os relatos de quem fez parte dos testes matutinos, revelam menos vontade de comer fora das refeições ao longo do dia. Dessa forma, o café da manhã auxilia no emagrecimento ao fornecer saciedade.
Prevenção de doenças
Evitar o sobrepeso, de certa forma, é atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras condições clínicas graves. Os fatores externos são tão importantes quanto a genética e precisam ser monitorados. Quando você faz o desjejum corretamente, escolhendo alimentos que fornecem os nutrientes necessários, a compulsão alimentar associada a dificuldade no emagrecimento acaba sendo reduzida.
Pular refeições atrapalha o equilíbrio emocional e faz o seu organismo estocar gordura, enquanto perde energia. Uma pessoa cansada age por impulso e tem maiores tendências em fazer escolhas alimentares ruins, optando por fast food e itens que conferem conforto emocional e não necessariamente conteúdo nutritivo.