A regra é clara: bebidas alcoólicas comprometem objetivos metabólicos, principalmente o emagrecimento. Portanto, caso a sua ideia esteja relacionada à perda de peso, evite por um período. Contudo, se você faz muita questão, existe uma forma de tentar manter o consumo equilibrado, permitindo algumas doses, de forma moderada.
Veja também: Japão quer aumentar consumo de álcool entre jovens; saiba por quê
Questão de saúde
Álcool faz mal para todos, porém, o risco é ainda maior para quem tem gordura no fígado, glicemia alterada e colesterol alto. Quem sofre de alguma condição ligada a esses problemas, precisa imediatamente deixar de consumir qualquer produto com teor alcoólico, mesmo os drinques. Entender se o seu organismo está bem ajuda a evitar uma queda da imunidade.
A quantidade certa
Não há necessariamente um consenso entre nutricionistas e especialistas da área da saúde. Ainda sim, o ideal é que o consumo seja de duas doses de 10g de etanol puro por semana. Isso equivale a um copo de 250ml de cerveja 5% e meia taça de vinho, ou seja, 170ml. As demais bebidas destiladas merecem atenção, porque em apenas uma dose o teor alcoólico tende a ser alto.
Compensando as calorias
Para manter o índice calórico controlado, procure observar quantas calorias têm na bebida que você está consumindo. Sendo assim, desconte do cardápio, substituindo o carboidrato por refeições mais leves. Não é uma latinha de cerveja que vai aumentar seu peso na balança, mas a falta de consciência em relação a escolhas alimentares, associada a falta de exercício físico.
Viva com equilíbrio e saiba decidir de maneira inteligente cada um dos nutrientes que você vai ingerir. Esteja atenta às calorias vazias, sem proteínas, vitaminas e minerais necessários para manter uma rotina saudável.