Presente na cultura asiática, o hábito de beber chá preto há muitos anos tem sido associado a maior longevidade. Porém, isso era uma afirmação que estava presente apenas no senso comum e agora os pesquisadores conseguiram se aprofundar nos estudos. Os resultados foram positivos, mostrando que o consumo ajudava a manter o organismo funcionando muito bem.
Veja também: Chá para combater diabetes e proteger o fígado: cardo-mariano
Questão de ciência
A pesquisa foi publicada no jornal científico ‘’Annals of Internal Medicine’’, no dia 30 de agosto deste ano. Portanto, considera-se uma análise recente que busca influenciar outros estudos. Assim como o chá verde, a erva mate costuma levantar muitas discussões, porque as pessoas criam associações envolvendo uma melhora no dia a dia após a ingestão de infusões.
Prevenção de doenças
Considerando doenças do sistema cardiovascular, ataques cardíacos e derrames, todos esses quadros podem ser reduzidos com a introdução de chás pretos na dieta. Os grupos que participaram da observação e bebiam frequentemente a bebida, apresentaram de 9% a 13% menos riscos de morrer por qualquer causa listada anteriormente.
Melhor do que o chá verde
Aparentemente, o chá preto mostrou-se melhor do que o chá verde, porque em grandes doses ainda continua sendo um excelente produto para controlar a pressão sanguínea. Enquanto isso, o poder antioxidante da segunda opção costuma exigir certos cuidados, dependendo da procedência. Duas xícaras por dia conseguem aumentar a sua expectativa de vida.
Quem deseja reduzir o consumo de café, o chá preto ainda é uma excelente opção por ter aroma e sabor similares. Pode ser acrescentado em sucos naturais de frutas, como manga ou leite. Entre os inúmeros benefícios, levando em conta suas propriedades, estão a promoção da digestão e mais energia.
Se você deseja envelhecer bem e garantir mais disciplina durante as tarefas do trabalho, considere substituir um pouco da cafeína.