As eleições deste ano acontecerão em 2 de outubro. É a data para qual o primeiro turno foi marcado. Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar. Aqueles que vão usar a urna eletrônica pela primeira vez podem aproveitar a ajuda da internet para isso. Um simulador auxilia o eleitor que quer treinar antes da votação.
Leia mais: 6 atitudes PROIBIDAS nas redes sociais durante as eleições
O simulador foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para aproveitar a oportunidade simular a votação deste ano, basta acessar o site do TSE. O recurso estará disponível dias antes das eleições. Essa oportunidade vale muito para quem quer relembrar o passo a passo ou precisa perder o medo de votar.
Simulador auxilia o eleitor a votar
O recurso cria candidatos fictícios. Ao acessar a ferramenta, o eleitor tem que escolher um partido. Como se trata de uma situação hipotética, os partidos foram divididos em cinco:
- Partido dos Esportes;
- Partido dos Ritmos Musicais;
- Partido das Profissões;
- Partido das Festas Populares;
- Partido do Folclore.
Essa é uma forma divertida de envolver os eleitores e tornar a urna eletrônica menos temida por aqueles que vão votar pela primeira vez ou que sempre têm dúvidas quanto ao que fazer e quando fazer.
Depois de escolher o partido, o cidadão deve escolher os candidatos. É claro que, mais uma vez, foram criados personagens para todos os cargos em disputa nas Eleições Gerais de 2022.
Segundo a Justiça Eleitoral, para auxiliar o eleitor a votar, o simulador busca ser rápido, didático e divertido. A ordem dos candidatos é a mesma que aparecerá no dia da votação para não confundir ninguém.
- Deputado federal;
- Deputado estadual ou distrital (para eleitores do Distrito Federal);
- Senador;
- Governador;
- Presidente da República.
Para facilitar no dia da votação, a orientação é que os eleitores levem uma “cola” com o número dos candidatos. A sugestão é para facilitar o momento da escolha dos representantes e evitar confusões com os números. Apenas lembre-se que a cola deve ser escrita em papel, já que o uso do celular é proibido.
De acordo com o calendário do TSE, o segundo turno está previsto para 30 de outubro.