O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais usadas no mundo, tornando-se um dos grandes produtos do grupo Meta, também responsável pelas redes do Instagram e do Facebook. Portanto, esse papel de levar conectividade às pessoas surgiu a partir de muita credibilidade, baseada na responsabilidade de garantir um ambiente virtual seguro.
Veja também: WhatsApp configura plataforma para que usuários possam alterar o idioma rapidamente
Banindo atividades suspeitas
Apesar de ter mecanismos de proteção, buscando garantir a privacidade de quem usa seus serviços, não há nenhum controle direto sobre esses aplicativos suspeitos. No entanto, existe um reconhecimento automático que gera a exclusão permanente da conta que estiver ligada a essas aplicações. Geralmente, ao realizar um download, os termos de condições apontam se isso acontece.
Concessões do aplicativo
Na Play Store e com menos frequência na Apple Store, os apps solicitam uma autorização que concede acesso a arquivos e ferramentas. Nesse caso também está incluída a permissão de modificar configurações do perfil. Portanto, preste atenção na descrição e antes de baixar o recurso, verifique a procedência a partir dos códigos de segurança.
Não perca sua conta do WhatsApp
Felizmente, é mais fácil reconhecer quando um app tem a intenção de realizar ações com o seu número. Esses programas são desenvolvidos visando esse objetivo, então costumam revelar no próprio nome o objetivo. Entre os principais motivadores de banimento, foram identificados: WhatsApp Plus, GB WhatsApp, Fouad WhatsApp e OB WhatsApp.
Qualquer ferramenta de modificação tende a resultar em exclusão do usuário e mesmo que ele possa recuperar, a burocracia e o tempo mínimo de suspensão acabam atrapalhando. Lembre-se também que este não é o único motivo de punição, pois mensagens repetitivas (SPAM), muitas denúncias e reclamações paralelas têm suas consequências.
Entenda a postura do WhatsApp não como inflexibilidade, mas uma forma de manter um espaço que proporcione privacidade, no qual a criptografia seja validada com recorrência.