Síndrome de Estocolmo é um dos assuntos mais comentados e que foi glamourizado em alguns filmes e séries. O transtorno faz referência a uma pessoa que se apaixona pelo seu sequestrador ou abusador. No entanto, a realidade sobre o tema é bem mais delicada e cruel e pode ser experienciada por pessoas que vivem com um namorado controlador.
Veja também: Você pode estar sabotando seu relacionamento sem perceber; veja sinais
Embora o relacionamento abusivo pareça distante da maioria, ele é mais comum do que se imagina. Confira três sinais que indicam um namorado controlador.
3 coisas que todo namorado controlador faz
1 – Ciúmes excessivos
A linha que divide o amor e a demonização é bem tênue em alguns casos, mas se analisada em aspectos emocionais, essa diferença é realmente gritante. O problema é que, dentro de uma relação, pode ser difícil perceber certas variações do comportamento.
Ter ciúmes é algo normal e aceitável, desde que seja em uma medida saudável. O ciúme excessivo é um indício de que algo está errado, já que nenhuma pessoa pertence à outra. Para uma relação ter sucesso com o tempo, ela precisa ser baseada no respeito e na confiança mútua.
2 – Assume o controle sobre suas decisões
Uma pessoa que não te ama e que apenas quer controlar você costuma querer assumir a responsabilidade sobre as suas decisões. Ele diz o que você deve vestir ou mesmo como deve falar e agir. Mais do que isso, a pessoa pode checar no cúmulo de escolher seu trabalho, suas amizades e todas as outras coisas.
Lembre-se de que a dominação sempre ocorre de modo sutil e lento no início. Conforme você abre espaço para que o outro assuma o controle da sua vida, mais ele fará isso. Quando você notar, pode ser tarde demais. É assim que um namorado controlador faz.
3 – Namorado controlador zomba de você
Um namorado controlador também tende a fazer piadas e zombar sobre sua aparência, seu jeito de ser e qualquer outra característica. Acredite, não existe amor disfarçado nesta situação, a única coisa possível e recomendável é abandonar esse relacionamento e tratar corretamente de suas feridas.